Cidades

Beneficiários do Macapaba II assinam o contrato de aquisição das habitações

Mais de duas 2 mil pessoas devem comparecer ao Super Fácil durante os três dias de atendimento


Ter uma casa própria é um sonho que está cada vez mais próximo de se realizar para os os beneficiários da segunda etapa do conjunto habitacional Macapaba. A assinatura dos contratos dos imóveis teve início nesta terça-feira, 18 e se estenderá até o dia 20 no Super Fácil do Centro de Macapá, que, durante o período, atende exclusivamente aos beneficiários.

A estudante Ana Cristina Sena, 32, é uma das pessoas contempladas. Ela e o marido, Welington Lopes, estão desempregados e vivem em uma palafita do bairro Perpétuo Socorro com os filhos Davi, 4 anos, e Benicio, 8 meses.

A jovem conta que se esforçou muito para ter uma casa própria e emocionou-se ao assinar o contrato. “Quando você passa a vida inteira morando na área de ressaca, em condições precárias, você não imagina que um dia vai ter uma casa boa. É um sonho realizado, estou muito feliz”, relata. “Quando participei da vistoria, percebi que tudo foi feito com muito amor. Nós frequentamos o conjunto porque temos amigos lá, já temos uma relação com o Macapaba que vai se fortalecer”, concluiu.

A formalização dos contratos é organizada pela Caixa Econômica Federal com apoio do Governo do Amapá. “A etapa antecede a entrega das chaves das casas e apartamentos, que está prevista para acontecer no dia 21 de julho”, explica Nazaré Farias, gestora da Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (SIMS).

De acordo com a SIMS, 2.037 pessoas devem comparecer ao Super Fácil para efetuar os contratos nos três dias de atendimento, que é realizado de acordo com a letra inicial do nome do titular: na terça-feira, de A a L; na quarta-feira, 19, de M a O; e, na quinta-feira, 20, de P a Z. O titular deve portar documento oficial de identificação e CPF, além do termo de vistoria do imóvel, documento recebido pelos beneficiários durante a etapa de vistorias.

Para o primeiro dia, eram esperadas 1.170 pessoas, contudo, o movimento deve diminuir. Na quarta-feira são esperados 467 beneficiários e, na sexta, 400.

Ao chegar ao Super Fácil, o beneficiário passa por uma triagem para checar a documentação e é encaminhado para a assinatura dos contratos. Posteriormente, o titular é direcionado a guichês da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) para efetuar cadastro.

Acolhimento

A diretora-presidente do Super Fácil, Luzia Grunho, explica que o Governo do Amapá preparou uma estrutura para atender os futuros moradores do Macapaba II da melhor forma possível. São 150 funcionários capacitados para orientar os titulares durante os três dias.

Como julho é um mês de férias escolares, muitos beneficiários levam seus filhos, por isso há uma brinquedoteca no local, onde as crianças são acompanhadas por monitores e podem brincar enquanto os pais aguardam atendimento. “Esse espaço garante que eles tenham tranquilidade ao assinar o contrato, o que leva um certo tempo, pois o documento precisa ser lido. As crianças se distraem enquanto os pais cuidam dos papéis”, ressaltou a diretora-presidente.

A dona de casa Jorgete Carvalho, 35, é casada com o açougueiro Manoel Rocha, 38, e tem dois filhos: Guilherme, 4 anos, e Maria Sofia, de 8 meses. As crianças ficaram aos cuidados dos monitores enquanto a mãe assinava a documentação. “Meu marido trabalha e eu não tinha com quem deixar os meninos, por isso achei muito interessante eles organizarem um espaço para as crianças”.

Para Jorgete, viver no Macapaba representa uma nova fase na vida da família, que morava em uma casa alugada no bairro Novo Buritizal.  “Todos que moram de aluguel sabem o quanto é difícil ter que desembolsar uma quantia todo mês em algo que não é seu. Agora vamos ficar tranquilos, finalmente vamos ter nosso cantinho e esse sacrifício vai acabar”, emociona-se a dona de casa que, com a economia que terá pretende realizar outro sonho: começar uma faculdade de pedagogia.

O aposentado Jorge Brito, 74, assinou seu contrato e aguarda ansioso a mudança para o Macapaba. Ele vive em uma casa alugada no bairro Perpétuo Socorro e também visualiza no benefício uma chance de ter uma casa própria. Ele é deficiente físico e ocupará um apartamento térreo no residencial. “A partir de agora eu vou viver com mais tranquilidade no meu cantinho”, concluiu.

Faltosos

Nazaré Farias, secretária da SIMS, explica que existe um comitê para tratar especificamente da situação dos titulares que não participaram do processo de vistoria e que, portanto, não poderão assinar o contrato no prazo estabelecido. “A situação dessas pessoas será discutida, posteriormente, uma vez que temos um calendário a cumprir. Vamos analisar caso a caso”, destacou a gestora.

Perpétuo Socorro

Os beneficiários que perderam suas casas em um incêndio, ocorrido no bairro Perpétuo Socorro, em 2013, não assinarão os contratos nos dias 18, 19 e 20. Em breve, uma nova data será estabelecida para que esses titulares possam assinar seus contratos.

Super Fácil

Durante os dias 18, 19 e 20, a unidade do Super Fácil do Centro atenderá, exclusivamente, aos titulares do Macapaba II. As unidades da zona norte, zona sul e Beirol, funcionarão normalmente.  O prédio da unidade está localizado na Rua Cândido Mendes, 623 – Perpétuo Socorro.

O Conjunto Macapaba é um empreendimento do Programa de Habitação Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, com execução e contrapartida do Governo do Amapá.


Deixe seu comentário


Publicidade