Nota 10

GEA fomenta produção dos figurinos para a batalha entre mouros e cristãos

Todos os anos o número de personagens e figurantes da Festa de São Tiago aumenta na encenação da batalha e, com isso, mais roupas e indumentárias são produzidas


A Festa de São Tiago, que acontece na vila de Mazagão Velho, distante 70 quilômetros de Macapá, tem algumas peculiaridades. No período de 13 a 28 de julho a cidade se transforma para receber turistas e encenar a batalha entre mouros e cristão. Cada morador do distrito colabora para a festividade e, entre os preparativos, muitas famílias transformam suas residências em ateliês, onde grupos de costureiras trabalham diuturnamente para aprontar as roupas dos cavaleiros e figurantes, em especial os atores que irão representar São Tiago e São Jorge, personagens de maior destaque na encenação.

O governo do Estado é o responsável por fomentar a produção das roupas com a aquisição dos tecidos e o pagamento da mão de obra das costureiras. Ao todo são produzidas mais de 100 peças para vestir cerca de 50 personagens e figurantes durante a batalha entre mouros e cristãos. Como em todos os anos, a encenação ocorre na próxima terça-feira, 25.

Uma dessas costureiras é Fátima Aleluia, que faz esse trabalho há mais de 30 anos. Ela relata que a confecção das indumentárias não é só um simples trabalho de costura. “É minha contribuição. Faço isso todo ano e sem querer receber algo em troca pois o que recebemos é uma ajuda. Mas, mesmo que não recebêssemos nada, como antes, mesmo assim nós iríamos continuar costurando”, disse, emocionada.

Os trabalhos de produção das roupas se repetem todos os anos e é um serviço que requer muita atenção e dedicação. “Nós trabalhos muitas horas por dia para podermos entregar as roupas a tempo e alguns anos terminamos o serviço faltando poucas horas para o início da batalha e as pessoas nem imaginam sobre esses detalhes”, declarou Maria Cruz, integrante da equipe de costura.

“A batalha é ponto áureo da festa, é o dia que atrai o maior público, e com isso a produção das roupas é vista por todos e chama muita atenção porque são indumentárias impecáveis. O trabalho dessas senhoras é reconhecido por toda comunidade”, afirmou Dilson Borges, secretário de Cultura do Estado.

240ª Festa de São Tiago

A Festa de São Tiago é uma tradição trazida da África pelas famílias de colonos portugueses, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses (cristãos) e muçulmanos (mouros).

Realizada desde 1777, na vila de Mazagão Velho, o evento consiste na encenação de um espetáculo de fé, que conta a história do guerreiro Tiago, soldado anônimo que lutou ao lado do povo de Cristo, ajudando a vencer as grandes batalhas contra os mouros.

A festividade em homenagem a São Tiago mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto. É realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Estado do Amapá e Prefeitura de Mazagão.


Deixe seu comentário


Publicidade