Política

Ericláudio tranquiliza população e afirma que não houve ‘arrastão’ na Floriano Peixoto

Redes sociais divulgaram suposto ‘arrastão’ na Praça, mas o que houve na realidade foi uma briga de dois jovens. Não houve vítimas e ninguém foi preso


O secretário de estado de Segurança Pública Ericláudio Alencar foi pessoalmente na manhã desta quarta-feira (19) à Praça Floriano Peixoto para apurar denúncia veiculada nas redes sociais de que teria ocorrido um arrastão na Praça Floriano Peixoto, no Centro de Macapá. Entrevistado pela reportagem do programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9), Ericláudio disse que não houve ‘arrastão’, mas sim um confronto entre duas pessoas, o que causou pânico entre os frequentadores do local.

“Essa informação me preocupou e por isso vim pessoalmente para conferir a sua veracidade, mas não houve arrastão, mas sim um acerto de contas entre dois rapazes que estavam andando em skates, que estavam brigando provocando uma correria, aí saíram divulgando nas redes sociais que era um ‘arrastão’, mas foi caso isolado”, explicou.

Ericláudio admitiu que a violência preocupa, mas alertou para que as pessoas não entrem em pânico: “É importante que a sociedade não entre em pânico; quando acontece uma tragédia, terrorismo, como a gente vê na televisão, as pessoas não saem de casa para o pânico não se instalar; infelizmente alguns blogs, inclusive de pessoas responsáveis, dando noticia como essa instala pânico na sociedade e isso não é bom. Temos problemas, claro, não vamos cobrir o sol com a peneira, mas é preciso muita responsabilidade na divulgação”.

No que diz respeito ao policiamento das praças e logradouros públicos, o secretário garantiu que é feito de forma permanente: “Todas as praças e logradouros públicos têm os chamados ‘papudinhos’, mas até nisso a gente tem controle, principalmente no combate efetivo ao tráfico, que o delegado Sidney Leite vem agindo com rigor; inclusive conversei com os guardas municipais e eles me garantiram que o policiamento nas praças é feito 24 horas”.

 
‘Arrastão’ no Congós
A bancada do programa lembrou ao secretário que recentemente houve um grande ‘arrastão’ no terminal de ônibus do Congós, mas ele afirmou que providências já estão sendo adotadas para ampliar o aparato de segurança no bairro: “Fizemos uma audiência pública na escola do bairro e constatamos que é preciso reforçar policiamento na área, e por isso já temos um planejamento para reforçar o policiamento. Faremos algumas intervenções paliativas, mas vamos aumentar o contingente de policiais após a realização do concurso pública, o que resolverá de forma mais eficiente o problema”.

Um ouvinte que se identificou como Antonio Carlos confirmou que ficam permanentemente cerca de três guardar municipais na Praça Floriano Peixoto, mas ele afirmou que o número é insuficiente para conter a violência, que tem aumentado muito. Em resposta Ericláudio lembrou que os guardas municipais não usam armas, mas mesmo assim também trabalham no combate ao crime, e para isso contam com o apoio da Polícia Militar:

– Já temos um projeto no Congresso Nacional para dotar a Guarda Municipal de armamento, porque não se pode combate o crime só com cassetete; temos que armar e municiar os guardas municipais para que eles possam combater o crime com eficiência, porque eles protegem o patrimônio, mas também protegem o cidadão; e nós estamos com o concurso para as polícias aí na porta, quando reforçaremos os contingentes e faremos a segurança pública de forma ainda mais efetiva – ponderou o secretário.

Deixe seu comentário


Publicidade