Nota 10

Definida programação para o arraial da Festa de São Tiago

Durante os treze dias de festa o arraial fica a cargos de entidades publicas, privadas e associações


O Governo do Amapá será o responsável pela programação do arraial da Festa de São Tiago nesta sexta-feira, 21, em Mazagão Velho. O evento envolve leilões, bingo e shows culturais. Todas as atividades acontecem no Barraco de São Tiago a partir das 20h.

Antecedendo o arraial, uma programação religiosa promovida pela família Jacarandá acontecerá a partir das 18h30, com uma novena na igreja local.

“As programações dos arraiais ficam sob responsabilidade de diversas entidades e em um dia específico o governo do Estado é quem realiza a sua atividade. Nós trabalhamos para que tudo ocorra dentro das tradições da festa”, destacou Dilson Borges, secretário de Cultura do Estado.

Peixe Popular
Ainda no dia 21 o governo do Estado inicia outra ação em Mazagão Velho: o programa Peixe Popular. A comercialização de dez toneladas de pescado à população a um preço acessível – que varia entre R$ 5 e R$ 10 – acontecerá no horário das 8h às 18h até a segunda–feira, 24. O ponto de comercialização será montado próximo ao campo de futebol, no mesmo local do ano passado.

240ª Festa de São Tiago
A Festa de São Tiago é uma tradição trazida da África pelas famílias de colonos portugueses, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses (cristãos) e muçulmanos (mouros).
Realizado desde 1777, na vila de Mazagão Velho, o evento consiste na encenação de um espetáculo de fé, que conta a história do guerreiro Tiago, soldado anônimo que lutou ao lado do povo de Cristo, ajudando a vencer as grandes batalhas contra os mouros.

A festividade em homenagem a São Tiago mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto. É realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Estado do Amapá e Prefeitura de Mazagão.

SEXTA – 21/07
18h:30 – Novena (família Jacarandá)
Local: Igreja
20h – Arraial a cargo do Governo do Estado do Amapá (leilões e bingo)
Local: Barraco de São Tiago
01h às 02h– Show de Tom Nanine
Local: Barraco de São Tiago
02h às 04h –Show de Alexandre Moraes
Local: Barraco de São Tiago

Deixe seu comentário


Publicidade