Ponto e Vírgula

Pânico


Uma briga entre um grupo de jovens levou pânico aos frequentadores da praça Floriano Peixoto, na noite de terça (18). Boato de ‘arrastão foi descartado pela polícia’.

Duca Serra
Governo abriu nova frente de trabalho na duplicação da rodovia Duca Serra. Serviços são concentrados em trecho de 1 quilômetro entre o Marabaixo I e a AP 440.

Assinatura
Termina hoje (20) assinatura de contratos dos beneficiários do Macapaba II. Quem perdeu o prazo terá que aguardar nova chamada para assinar papelório.

Panificadora
Com o apoio do governo, por meio da Agência de Fomento do Amapá (Afap), uma agricultora, mãe de seis filhos, abriu a primeira panificadora da comunidade de Mazagão Velho.

Capitania
Capitania dos Portos, no Amapá vem realizanso ações de cobertura de eixos dos motores de embarcações que aportam no em Macapá e Santana. Objetivo é evitar os acidentes que levam ao escalpelamento.

Interação
Escolas da rede pública estadual receberam plataforma com ferramentas interativas para facilitar aprendizado. ‘Escola Digital’ reúne conteúdos online para estudar e desenvolver didáticas em sala de aula.

Líquido
Equipe da Caesa conduziu bomba substituta para restabelecer fornecimento de água no Loteamento Nazaré Ribeiro, em Laranjal do Jari. Serviço já está normalizado no município.

Inaugurações
Proibir inauguração de obras públicas nos três meses que antecederem eleições é o objetivo de projeto de lei recentemente apresentado pelo senador Cristovam Buarque (PPS-DF).

Estação Lunar
Quinta-feira, 20, terá mais Estação Lunar na Fazendinha. Haverá música instrumental e MPAs cadenciadas por percussões e tambores. Destaque também para a feira afroempreendedora e para o cantinho das camisetas Coisa da Tica.

Melhorias
Prefeito Clécio Luis vistoriou as primeiras passarelas reconstruídas na zona sul de Macapá. Estão sendo investidos mais de R$ 1 milhão. Dinheiro é fruto de verbas de bancada.

 

Rapidinhas

Anuário da Educação Brasileira 2017 revela que a taxa de analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais aumentou no Amapá. Apesar disso, o estado apresenta os melhores índices na comparação com os demais no Norte e Nordeste do país.

Estudo foi divulgado pelo movimento Todos Pela Educação e analisou dados de 2015 do Ministério da Educação e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Amapá apresenta 5,9% da população de 15 anos ou mais ainda sem saber ler, dado maior que o registrado em 2014, onde 4,2% dos amapaenses estavam nessa situação. A média nacional é de 8%.

Quando divididos por raças, os dados do Amapá reduzem ainda mais, sendo a população negra a mais prejudicada, com 18,2% dos cidadãos acima de 15 anos sem sabem ler.