Nota 10

Belezas artesanais e quitutes da cultura afro chamam atenção do público na Estação Lunar

A feira conta também com a presença da baiana Ana Gleide Santos, que levou sua banca de quitutes para a programação da Estação Lunar


Turbantes, balangandãs, túnicas coloridas e muitas outras peças traduzem a criatividade e a beleza dos artesanatos com a temática afro-brasileira. Os artefatos estão em exposição e são comercializados na Feira do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), instalada na praia do balneário de Fazendinha.

A feira conta também com a presença da baiana Ana Gleide Santos, que levou sua banca de quitutes para a programação da Estação Lunar, com o famoso acarajé, abará, vatapá e doces, como cocada de vários tipos. “A culinária baiana tem forte influência da cultura africana, que trouxe o gosto por temperos fortes, especialmente o azeite de dendê e as pimentas”.

Também estão sendo comercializados quadros, vasos, biojoias e camisetas customizadas, além da produção de tranças afro. Todos os artesãos foram cadastrados pelo Improir e participam da programação do Macapá Verão, que é uma realização da prefeitura, com apoio da Fundação Nacional de Artes, Ministério da Cultura, Governo Federal e Caixa Econômica.

Fotos: Gabriel Flores


Deixe seu comentário


Publicidade