Ziulana Melo

Social


Em Destaque. Foi um sucesso a apresentação da cantora Patrícia Bastos no Sesc Pompeia, em Sampa, na noite da última quinta, 3.
Na noite de ontem, 4, foi a vez de outros amapaenses mostrarem um pouco mais de nossa bela cultura musical, recheada de muito marabaixo, batuque, zouk e a zankeirada. Veja alguns clics da apresentação, em São Paulo.

 

Posse – O decreto que institui a Carteira de Registro de Identidade Social (RIS) aos cidadãos transgêneros e transsexuais no Amapá foi assinado pelo governador Waldez Góes nesta quarta-feira, 4, durante a posse dos 20 membros do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), entidade responsável na discussão, elaboração e fiscalização das políticas públicas voltadas para essa parcela da sociedade. A solenidade marcou o início do Mês da Diversidade Sexual, que ocorrerá durante agosto sob o tema “Eu sinto a transfobia: pelo fim da violência e por mais cidadania”. A intenção do governo é que a RIS oportunize o devido reconhecimento da identidade de gênero do cidadão, e o conselho ajude o Estado a elaborar e executar políticas que partam das reais necessidades vividas pelos LGBTs do Amapá. Com o apoio da SIMS, os 20 membros – 10 indicados pelo poder público e os demais pela sociedade civil – tem dois representantes para cada um dos segmentos, que são: gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transgêneros.

 

Clic. Em close, membros do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT, na solenidade que marcou o Mês da Diversidade Sexual, que ocorreu no Setentrião, na manhã desta sexta, 4.

 

Peixe Vivo. A partir das 7h30, deste sábado, 5, o projeto Peixe Vivo Mais Verde estará no Macapaba. Esta será a 22ª edição, que contará com peixes do distrito do Coração e com produtos agrícolas da Vila do Trilho do Trem. Será comercializada uma tonelada de tambaqui, tambatinga e curimatã. Nesta edição, o quilo será vendido a R$ 9,00. Serão disponibilizadas para comercialização legumes, hortaliças, verduras e frutas.

 

Quelônios. A Embrapa Amapá recebe inscrições, até 18 de agosto, para o curso “Manejo produtivo de quelônios de água doce em cativeiro”, a ser realizado nos dias 22 e 23 de agosto de 2017, no auditório da instituição de pesquisa, em Macapá. O curso é gratuito e tem como público-alvo extensionistas, agentes e líderes comunitários e aquicultores que atuam ou têm interesse no cultivo de quelônios, com ênfase em tracajás. São oferecidas 20 vagas.

 

Mamaço. Em comemoração à Semana Mundial do Aleitamento Materno, a Prefeitura de Macapá promoverá neste domingo, 6, a partir das 16h30, na Praça Floriano Peixoto, a “Hora do Mamaço”. Para esse dia, estão programadas palestras, oficinas, rodas de conversa e diversas atrações culturais, para que as atuais e as futuras mamães possam trocar experiências, tirar dúvidas e receber orientações práticas sobre amamentação. Na parte cultural, serão desenvolvidas atividades de entretenimento, como dança entre mães e bebês, apresentações teatrais e contação de histórias para as crianças, pintura de barriga e book fotográfico para gestantes e diversas atrações musicais.

 

Vagas. Os interessados em conseguir uma formação gratuita de nível técnico podem se inscrever para o segundo lote do Pronatec até o próximo dia 18. Para procurar vagas e se registrar no programa, é preciso acessar o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec). Estão abertas mais de 575 mil vagas em cursos de formação inicial e continuada e qualificação profissional a distância. Além disso, o Ministério da Educação (MEC) ainda oferece cerca de 1,6 mil vagas na modalidade presencial.

 

Close. Linda Laíse Marques, em recente ensaio fotográfico de Felipe Facundes

 

Flash. Um brinde à felicidade do jovem, bonito e apaixonado casal Breno e Cleo, que oficializou união na última quinta, 3.