Ulisses Laurindo

Convocação de Tite avaliada


As convocações da seleção brasileira pelo treinador Tite geram sempre expectativa sobre os alguns nomes a serem chamados para a seleção final, havendo, em torno dos jogadores lembrados, opiniões diversas nem sempre com balanço favorável ou não e até algumas criticas e reclamações pelo esquecimento de alguns craques. Na convocação de quinta-feira, Tite foi questionado por ter deixado de fora jogadores como Vanderlei, goleiro do Santos, Everton, Gil, Diego Sousa, Diego Alves, Felipe e Weverton, alguns deles já tendo pertencido à relação anterior do treinador.
Tite tem em mente à formação de um conjunto básico para a disputa da Copa de 2018, e manifesta sempre que este é o período adequado para compor uma seleção que de fato represente a força do futebol brasileiro. O Brasil tem o privilégio de ter, ao mesmo tempo, jogadores para formarem mais de uma seleção. Isso, ao invés de ser vantagem representa desafio para os treinadores, sujeito á critica por ter optado por nomes diferentes fora da preferência dos analistas.
Os grandes adversários do Brasil na Copa, como Alemanha, Espanha, Holanda, Inglaterra, não possuem a quantidade suficiente de jogadores para a formação de mais de uma seleção. Por ser o país do futebol, o Brasil leva essa vantagem sobre seus oponentes, explicando, por isso, a liderança em termo de títulos mundiais. O que o treinador Tite está seguindo agora é avaliar o potencial da variedade de jogadores e, na hora precisa, apresentar o que melhor o país possui.

Libertadores
Dois oito clubes brasileiros que iniciaram a disputa da Copa Libertadores deste, apenas três chegaram às quartas: Botafogo, Grêmio e Santos. Os restantes – Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Chapecoense, Palmeiras e Flamengo – foram desclassificados em etapas anteriores. A tabela das oitavas, prevista para ser disputada em setembro, ficou assim: Botafogo x Grêmio; Lanus x San Lorenzo; Santos x Barcelona (Equador), River Plate x Jorge Wilstermann.

Vinícius Jr.
Depois de 17 partidas e 365 minutos vestindo a camisa do Flamengo, Vinícius Jr. 17 anos, que foi negociado com o Real Madrid, por 45 milhões de euros, finalmente fez o primeiro gol pelo rubro negro. Foi no jogo com o Palestino, do Chile, quando o craque fez um dos gols na vitória de 5 a 0, e classificou o Flamengo para a Copa Sul-Americana.