Cidades

Prefeituras de Caiena e de Macapá firmam parceria cultural e de conhecimento

Esta será a primeira edição do evento que a Prefeitura de Caiena promoverá, marcado para acontecer no período de 27 a 29 de outubro.


O produtor cultural Waddy Benoît, da Guiana Francesa, reuniu-se com o prefeito de Macapá, Clécio Luís, para firmar parceria de intercâmbio cultural e de conhecimento entre as prefeituras de Macapá e de Caiena. A intenção é levar 23 nomes da cultura local e pesquisadores para participar de um evento que evidenciará o melhor da música, artes plásticas e da gastronomia local, além de palestras e seminários científicos.

A reunião aconteceu na tarde desta segunda-feira, 14, na Prefeitura de Macapá, e contou ainda com a participação da diretora adjunta da Fundação Municipal de Cultura, Mariana Beckman, da agente cultural Clícia Dimiceli, da representante dos “Irmãos da Fronteira do Oiapoque”, Nora Marceau, do representante da Prefeitura de Caiena, Paulo Farias e da cantora amapaense Ariel Moura.

As atrações que participarão deste acontecimento, tido pelos representantes franceses como uma espécie de “brazilian day”, foram previamente definidas e contratadas pelos próprios organizadores.

“Além de apresentar a cultura e história de Macapá aos guianenses, e aos próprios brasileiros que vivem lá, o evento contará ainda com palestras que abordarão assuntos variados, como medicina tradicional, cursos de culinária e exploração petrolífera na costa do Amapá e da Guiana”, explicou Benoît.

A contrapartida da Prefeitura de Macapá, definida no encontro, é garantir a participação da delegação amapaense no evento, oferecendo ao grupo segurança e apoio logístico à comitiva. “Teremos o prazer de participar. E, desde já, afirmamos nosso compromisso em garantir todo apoio necessário quanto ao transporte para a participação de nossos artistas, chefes e pesquisadores de Macapá”, assegurou Clécio Luís.

O evento é uma realização da Prefeitura de Caiena, com apoio de diversas instituições públicas, como o Consulado Brasileiro, Assembleia Legislativa da Guiana Francesa, e de agentes culturais. De acordo com Benoît, as edições futuras do projeto acontecerão, a cada ano, e deverão ocorrer com a participação de outras capitais da Amazônia. “Começamos com Macapá como forma de prestar homenagem à nossa cidade-irmã, e pelo estreito relacionamento que temos”.


Deixe seu comentário


Publicidade