Cidades

Centro psicossocial completa um ano de atividades

O Ccpsi pertence à estrutura do Governo do Amapá inserida no eixo de Política Pública de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde e visa, antes de tudo, prestar um serviço de atenção em saúde de caráter territorial


O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) Espaço Japiim, em Santana, celebrou um ano de inauguração com resultados positivos no diagnóstico de autismo em crianças de 6 a 12 anos e tratamento de adolescentes de 12 a 18 anos com histórico de uso de substâncias químicas.

O Ccpsi pertence à estrutura do Governo do Amapá inserida no eixo de Política Pública de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde e visa, antes de tudo, prestar um serviço de atenção em saúde de caráter territorial, humanizado e com perspectiva de inclusão comunitária de crianças e adolescentes até 18 anos, com transtornos mentais e/ou em uso de substâncias químicas.

Atualmente, o Espaço Japiim dá assistência a 162 pacientes, através de consultas ambulatoriais continuadas, oficinas terapêuticas, oficinas pedagógicas e atividades internas e externas, visando a socialização e ocupação em espaços sociais.

Segundo o coordenador da unidade, Derly Reis, o centro tornou-se fundamental para crianças e adolescentes que necessitam da assistência. “O município de Santana é carente desse tipo de assistência e, por muitas vezes, fica inviável procurar tratamento em Macapá, até mesmo pelas condições financeiras dos pacientes. Nesse primeiro ano de funcionamento do centro, já conseguimos mudar a vida de muitas crianças e adolescentes para que tenham uma qualidade de vida melhor”, ressaltou.

Derley também destacou que o trabalho desenvolvido no Capsi abrange muito mais do que a saúde, uma vez que atende o ser humano de modo integral, em suas múltiplas necessidades e desejos constituindo, assim, um serviço garantidor dos direitos humanos. Os atendimentos no Espaço Japiim acontecem de segunda a sexta, de 8h as 18h, na Avenida Princesa Isabel, nº 4.302, bairro Fonte Nova, em Santana.


Deixe seu comentário


Publicidade