Política

Waldez anuncia lançamento do edital para construção do Habitacional Miracema

Além do Miracema, Waldez também anunciou a construção de outros quatro conjuntos residenciais no bairro Perpétuo Socorro, em Macapá, e nos municípios de Santana, Laranjal do Jarí e Oiapoque.


Em entrevista exclusiva concedida ao Grupo Diário (Rádio/Jornal/Revista) o governador Waldez Góes (PDT) anunciou o lançamento do edital para a construção do Habitacional Miracema, localizado na Rodovia Norte/Sul, que vai oferecer 500 novas moradias pelo programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal. “O projeto já foi aprovado pelo Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal (CEF) e o secretário João Henrique (Seinf) já está autorizado a trabalhar no processo de licitação”, informou o governador.

Além do Miracema, Waldez também anunciou a construção de outros quatro conjuntos residenciais no bairro Perpétuo Socorro, em Macapá, e nos municípios de Santana, Laranjal do Jarí e Oiapoque.

“Essa semana a Caixa Econômica liberou a atualização do projeto; tivemos que assumir porque o governo do estado não tinha como devolver os recursos investidos e se devolvesse ficaria inacabado; é mais custo para o estado, mas de uma importância social muito grande porque serão 500 unidades populares que vão beneficiar mais de 10 mil pessoas; também estou pleiteando um conjunto habitacional com quase 1 mil habitações para Santana, que foi contemplado com um conjunto, que já está praticamente aprovado, além de um para o Oiapoque, um para o Laranjal do Jarí e outro para o Perpétuo Socorro, todos também com 500 unidades”, pontuou.

Parcerias com as prefeituras
O governador confirmou o estabelecimento de parcerias com as prefeituras dos 16 municípios amapaenses para a captação de recursos e execução de obras: “A crise financeira e econômica do país tem reduzido a capacidade dos investimentos federais nos estados, mas com os ajustes que fizemos em 2016 e a forte pressão que exercemos, juntamente com a bancada, tem permitido fazermos investimentos fortes no Amapá. Já estamos consolidando parcerias com todos os municípios amapaenses para permitir os investimentos necessários, que consiste no governo do estado bancar a contrapartida dos recursos federais, pois as prefeituras não possuem capacidade financeira para arcar com essa obrigação. Com essa medida nós estamos possibilitando a recuperação da economia e a geração de emprego e renda”.

Perguntado sobre quais os setores que merecem mais atenção do governo, Waldez não teve dúvida: “Saúde, educação e segurança sempre. É uma luta permanente, porque o repasse de recursos federais tem diminuído muito. Pra ter idéia do tamanho do problema, eu priorizei com a bancada emenda impositiva de R$ 90 milhões para 2016, mas o governo federal, no aperto, cortou 42 milhões de reais; os recursos só têm diminuído e os serviços crescem cada vez mais; mas temos que buscar alternativas; desde 2009 não temos concurso para delegado, agente, escrivão, bombeiros e principalmente soldado combatente da PM (Polícia Militar) e estamos a sete anos com a população crescendo e o quantitativo de policiais diminuindo e a violência crescendo, mas graças a Deus; aproveito para agradecer em público o trabalho incansável das polícias militar e civil, e agora os concursos públicos para a área de segurança pública já estão em andamento”.

Sistema digital de comunicação
Outra novidade anunciada por Waldez é a interligação de todos os municípios através de um moderno sistema digital de comunicação: “Dentro de dois meses estaremos inaugurando um moderno sistema de comunicação digital interligando todos os 16 municípios, ao custo de R$ 6 milhões, porque minha prioridade é modernizar a máquina pública. Vamos dar uma virada radical, para melhor, claro, nas condições de trabalho e tecnologia”.

Questionado sobre eventual fragilidade no sistema de vigilância digital nas escolas, considerando que os estabelecimentos de ensino de Macapá continuam sendo saqueados por bandidos, o governador explicou que nas escolas onde já está instalado, o sistema tem apresentado bons resultados:

– Na verdade o sistema ainda não instalado em todas as escolas, e na medida em que vamos ampliando o controle aumenta; no caso da Escola Raimundo Nonato, que foi alvo da ação de bandidos recentemente, o sistema estava sendo instalado, as câmeras de monitoramento ainda não haviam sido colocadas; esse problema está sendo resolvido, iremos dominar a situação com a conclusão da vigilância eletrônica; além disso, com o concurso eu vou poder colocar mais policiais para o trabalho preventivo e ostensivo. Não é promessa, porque já estamos fazendo; já temos uma unidade do policiamento escolar atuando, mas tem limitação de pessoas e com o concurso vamos poder trabalhar mais na prevenção, inclusive no combate às drogas, que é uma das principais causas da criminalidade; com certeza absoluta vamos dar essa virada – prometeu Waldez Góes.


Deixe seu comentário


Publicidade