Cidades

Especialista aponta cuidados necessários para observar eclipse solar

Chapa de raios-X e filmes fotográficos não são recomendados e podem causar problemas futuramente na visão


Quem estiver em Macapá, hoje, ao entardecer poderá ver 41% do sol coberto pela lua — especificamente, pela sombra projetada por ela na Terra. Mais raro que o eclipse lunar, o eclipse solar será visto em sua totalidade de uma ponta a outra dos Estados Unidos. No Brasil, o fenômeno só terá mais visibilidade no extremo norte e em algumas partes do nordeste.

Em Macapá o evento iniciará às 16h09, com ápice às 17h09 e término às 18h03, podendo ser visto principalmente em áreas abertas da cidade, como Fortaleza de São José, monumento Marco Zero e na zona norte na área do conjunto Macapaba, sem presença de obstáculos como prédios.

Para observar o fenômeno são necessário alguns cuidados. O professor de Física, Astronomia e Robótica, Cássio Renato dos Santos, que também faz parte do Clube de Astronomia do Amapá, destacou alguns pontos que são recomendados.

“A gente não tem como ver isso acontecer a olho nu. Se tentar, o olho vai doer praticamente tanto quanto se o sol estivesse normal. Temos que usar filtro bem escuro, óculos com películas apropriadas e equipamentos específicos todos com filtros. Se usarmos chapa de raios-X, filmes fotográficos, teremos uma falsa sensação de boa visibilidade, mas esses utensílios deixam a retina exposta”, informou.

O educador também explica que existe outro método bem simples e totalmente seguro para se observar o fenômeno. “É necessário apenas duas folhas de papel e fazermos um pequeno furo com um ponta de um lápis ou tesoura e sobrepormos sobre o sol com distância de cerca de 50 centímetros uma da outra e assim observar o evento sem olhar para o sol”, elucida.

Por conta disso, o Clube de Astronomia do Amapá, estará promovendo uma observação pública do eclipse solar oferecida gratuitamente hoje, 21. O público poderá observar o evento com equipamentos adequados e, ainda, acompanhar aulas com experiências na área de ciências.  As atividades acontecem a partir das 15h30, no pátio do prédio do Cursinho Lógico, na Rua Hamilton Silva, 1065, Centro.

Outras cidades do interior do Amapá também terão boa visibilidade do fenômeno natural, como: Tartarugalzinho, Pracuuba, Amapá, Calçoene e Oiapoque, essa última terá cerca de 50% de visualização do acontecimento.

No topo do Brasil, o eclipse será parcial: cerca de 50% de escuridão. O trecho contemplado pela penumbra chega até Brasília, mas com apenas 1,96%. Nestas regiões com baixo índice, os observadores podem, talvez, notar apenas uma diminuição do brilho do sol.


Deixe seu comentário


Publicidade