Ziulana Melo

Social


Xadrez – Ocorreu ontem, a certificação dos alunos que concluíram o Curso Básico de Xadrez ofertado pelo governo do Estado em parceria com a Federação Amapaense de Xadrez durante o período de 14 a 18 de agosto. O evento aconteceu no auditório da Biblioteca Pública Elcy Lacerda, mesmo local onde a capacitação foi ministrada.
Após a certificação, uma partida oficial de xadrez com a participação do campeão amapaense de xadrez Cléber Del Castillo, marcou o encerramento do curso.
O Curso Básico de Xadrez teve como objetivo oferecer às pessoas a oportunidade de adquirir conhecimentos básicos sobre a modalidade que traz benefícios a pessoas de todas as faixas etárias. Após assimilar os conhecimentos básicos, os alunos terão a oportunidade de participar de dois outros cursos, um de nível intermediário e outro de nível avançado.

 


Clic.
Princesa Ana Clara, quando comemorava seus 8 anos de idade, em festa temática da “Moana”, ocorrida no último fim de semana.

 


Em Destaque.
Empresária Lidiane Azevedo, em plena felicidade, com o recém-chegado Heitor, novo herdeiro da família Divina Arte.
Seja bem-vindo, príncipe!

 

  
Clic.
Esta colunista registra com muita alegria, um lindo encontro de ex-alunas do Colégio Santa Bartoloméa com a Irmã Bernadeth, que visita Macapá.
Encontro aconteceu no último domingo, 20, no Jardineiro Café.

 


Close.
A linda futura mamãe Crys, em ensaio fotográfico especial.

 

Feira de Ciências.
A quinta edição da Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap), promovida pelo Governo do Amapá, contará com uma programação dedicada a projetos científicos inovadores de estudantes da rede estadual de ensino. Durante os dias 20, 21 e 22 de setembro, no Museu Sacaca, o público contará com exposição de trabalhos, palestras e oficinas sobre tecnologia, geologia, robótica, sustentabilidade, educação, entre outras áreas.
O encerramento da Feira contará com premiação para os três primeiros lugares de cada modalidade, que receberão medalhas e credenciais para participarem de feiras afiliadas ao CNPq, em outros Estados e fora do Brasil.

Ação de saúde.
A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), em parceria com a Associação das Mulheres Ribeirinhas Vítimas de Escalpelamento e a Unifap, leva atendimentos de saúde à vítimas de escalpelamento. A ação faz parte das comemorações do mês nacional de combate e erradicação ao escalpelamento, e ocorrerá nos dias 24 e 25 de setembro, no horário das 8h às 17h, na Unifap, quando as vítimas receberão atendimentos com fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, técnicos em enfermagem, entre outros. As vítimas também receberão avaliação pós-cirúrgica do médico Alexandre Lourinho.

Ciclismo.
As inscrições para a AMAAP Open de Ciclismo (Troféu Juiz Petrus Soares de Azevedo) iniciaram nesta segunda-feira (21) e encerram no dia 8 de setembro. A prova ocorrerá no dia 17 de setembro, e será etapa que somará pontos para o ranking brasileiro de ciclismo.
Os atletas que concorrerão nas categorias oficiais da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) devem fazer a sua inscrição na sede da Federação Amapaense de Ciclismo (FAC), mediante o pagamento da taxa.
As categorias oficiais contemplarão: Elite Masculino, Feminino, Máster A (30-39), Máster B (40-49), Máster C (50-59), Junior, Juvenil. A premiação para estas classe somará um total de R$ 6.500 reais aos vencedores. Os grupos infanto-Juvenil e veterano também participarão, mas sem premiação em dinheiro.

Legalizados.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) divulgou o balanço de um ano do Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes (SISPASS) que está sob a gestão do Governo do Amapá desde 10 de Agosto de 2016. O estudo apontou que o Amapá possui 902 criadores de pássaros legalizados.