Nota 10

Capoeira do Amapá comemora em alto estilo os 10 anos do ‘Raízes do Brasil’

Além de ‘troca de cordas’, programação terá oficinas de marabaixo, aulas de capoeira e palestras ministradas por profissionais locais e de outros estados brasileiros. Evento ocorrerá no período de 24 a 26 deste mês no Espaço Cultural Dr. Jaci Amanajás


A partir dessa quinta-feira (24) até sábado (26), sempre às 19h, acontece no Espaço Cultural Dr. Jaci Amanajás (bairro Jesus de Nazaré) a comemoração dos dez anos do grupo ‘Raízes do Brasil, responsável pela inserção cultural de jovens na capoeira. Mestre Passarinho, um dos ícones da capoeira no estado, revelou na manhã desta terça-feira (22) no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9) que 864 alunos participaram do projeto ao longo desses 10 anos.

“Fiz um levantamento e confirmei que durante esses 10 anos 864 alunos passaram pelo ‘Raízes do Brasil’ no Amapá, mais exatamente nos municípios de Macapá, Porto Grande e Tartarugalzinho; muita gente permaneceu, outras pessoas saíram, por motivo justificado, como, para estudar, se dedicar à vida acadêmica, muitos formaram família, mas ainda temos um longo caminho para percorrer em busca de conhecimento”, pontuou.

Além do batizado, principal razão do evento comemorativo, Mestre Passarinho anunciou uma vasta programação que será desenvolvida durante três dias: “Teremos o espetáculo chamado Brasil de Raízes, com algumas manifestações culturais o Norte e do Nordeste; na quinta (24) acontece uma oficina de marabaixo e aula de capoeira com Mestre Caiçara, de Belém (PA); na sexta (25) eu vou ministrar uma oficina de Maculelê e também oficina de Marabaixo e aula de capoeira com o Contra-Mestre Galeguinho, do Piauí, que vem trocar experiência com os capoeiristas amapaenses; e no dia 26 (sexta) vai acontecer o batizado, com a troca de cordas, em que os capoeiristas são graduados, enfim, vai ser uma grande festa, com Maculelê, Carimbó e Marabaixo dando ainda mais revelo à programação”.

Mestre Passarinho ressaltou que o evento é aberto para o público, sendo que cada ingresso custará 1 quilo de alimento não perecível: “O evento é uma ação filantrópica, por isso cada pessoa deverá doar 1 kg de alimentos não perecíveis, e tudo o que for arrecadado será repassado à Casa do Idoso, de Porto Grande. Aproveito para convidar toda a população para participar dessa grande festa cultural a partir das 19h de quinta, sexta e sábado no espaço cultural do doutor Jaci Amananjás, que fica ao lado do prédio administrado da Nutriama no Pacoval”.

Deixe seu comentário


Publicidade