Cidades

Eclipse solar chama atenção de turistas e estudantes em Macapá

Na capital amapaense, 42% do sol foi parcialmente coberto pela lua, formando uma sombra no planeta.


O fenômeno do eclipse solar que aconteceu nesta segunda-feira, 21, no fim da tarde, período de 16h às 18h15, pôde ser observado por ótimos ângulos na cidade de Macapá. Curiosos, estudantes, especialistas em astronomia e turistas escolheram locais como a Fortaleza São José de Macapá (Centro), monumento Marco Zero (Universidade) e a área do residencial Macapaba, para apreciar o momento em que a lua passou na frente do sol e deixamos de vê-lo parcialmente por algumas horas.

Mesmo com o forte sol e com a temperatura que marcou 32º, a aluna Jhennifer Oliveira aguardou ansiosa o momento do fenômeno no centro da capital. “Sempre gostei de física e pretendo fazer faculdade de Física com especialização em astronomia em Sergipe. Os fenômenos do eclipse solar e lunar me chamam muito atenção, muito interessante conseguir observar essa imagem tão de perto assim”, afirmou a estudante.

O eclipse desta segunda é considerado o evento astronômico mais importante do ano. Em Macapá um grupo de professores e estudantes que fazem parte do Clube de Astronomia do Amapá (Mirzam) usou um telescópio profissional para observar o eclipse.  Integrante do clube desde seu início há quatro anos, o estudante Victor Monteiro lembrou que o interesse pela astronomia começou ainda no ensino médio, após uma observação. “Sempre acompanhamos os fenômenos, ministramos palestras sobre formação dos planetas, estrelas, fazendo com que os estudantes tenham mais interesse nestes assuntos”, disse Victor.

Durante o observatório, o físico Thiago Sousa explicou que o eclipse é o fenômeno através do qual o sol, estrela de quinta grandeza e luz própria, passa por um momento de alinhamento no mesmo plano da lua e se deixar de ver o sol parcialmente por algum tempo. “Este ano estamos em uma situação privilegiada. Com o melhor local para se observar o fenômeno vendo parcialmente a penumbra meio claro e meio escura, tendo 42% do sol sendo coberto pela lua, formando uma sombra no planeta”, esclareceu Sousa.

Ele também destacou que, “quando buscamos exemplos do cotidiano, tornamos ciências como robótica, física, matemática e química mais atrativas pelos estudantes. E os fenômenos naturais chamam muito atenção e nos ajudam a trabalhar ludicamente essas matérias, a exemplo do eclipse solar”.

A turista Andreza Fernandes, natural de Fortaleza (CE), que está há três meses em Macapá, escolheu a Fortaleza de São José de Macapá para observar o fenômeno. “Vim com meus amigos acompanhar daqui da área externa deste lindo ponto turístico acompanhar o eclipse solar. Muito lindo, e deste lugar então, melhor ainda; é um privilégio”, orgulhou-se a turista.

Deixe seu comentário


Publicidade