Geral

Fórum debate tema do Grito dos Excluídos 2017 que será realizado em Macapá dia 2 de setembro

Os eixos em debate são: Democratizar a comunicação; Direitos básicos; Estado fomentador de violência; Que projeto de país e estado queremos; Participação política é emancipação popular; Unir generosos e generosas nas ruas; e Uma ecologia integral.


Conselho de leigos e leigas, pastorais, movimentos, paróquias, comunidades eclesiais de base da Diocese de Macapá, em conjunto com sindicatos, associações e outros movimentos populares organizam o 23º Grito das (dos) Excluídas (dos) em Macapá, que este ano acontecerá no dia 2 de setembro, sábado, em razão de outras celebrações que estão programadas para o dia 7, data simbólica do Grito, feriado da Independência do Brasil.

Antes da realização da manifestação do Grito, como vem ocorrendo nos últimos anos, haverá o fórum sobre o lema deste ano: Por direitos e democracia, a luta é todo dia! e o tema geral Vida em primeiro lugar. Como o Grito de Macapá será na zona norte da cidade, o fórum também ocorrerá na zona norte, dia 26 de agosto, sábado, a partir das 14 horas, no salão da igreja matriz de Nossa Senhora de Nazaré, na rua Coqueiro, 401, bairro Brasil Novo.

Este ano o Grito será na zona norte de Macapá, dia 02 de setembro, com a concentração a partir das 08 horas da manhã e em seguida o início da manifestação pública em frente da igreja Santa Cristina, na comunidade Ilha Mirim.  A caminhada seguirá direto pela avenida Carlos Lins Cortês, com diversas paradas para a as apresentações e reflexões dos eixos, as principais reivindicações do Grito em âmbito nacional e local. A chegada e conclusão será na área da igreja Nossa Senhora Rainha da Pa z, no bairro Infraero II.

O primeiro Grito das (dos) Excluídas (dos) foi realizado no Brasil em 7 de setembro de 1995 e teve como lema: “A Vida em primeiro lugar”. A iniciativa surgiu das Pastorais Sociais em 1994, em vista da Campanha da Fraternidade, que apresentava o tema: “A fraternidade e os excluídos”. O Grito surgiu da intenção de denunciar a exclusão, valorizar os sujeitos sociais.

Os objetivos do Grito são: defender a vida humana, em todas as suas dimensões, construindo alternativas que fortaleçam, organizem e mobilizem os/as excluídos/as a lutar por uma nova sociedade; erguer nossas bandeiras e lutar pelo acesso e qualidade de todos os serviços públicos básicos para a população, como: educação, saúde, alimentação saudável, água potável, energia, saneamento, moradia; empunhar a nossa bandeira contra a privatização dos bens naturais e dos serviços públicos; construir espaços e ações com a participação efetiva dos excluídos e excluídas, unindo campo e cidade na denúncia das injustiças cometidas pelo atual modelo e anúncio da construção de um mundo melhor qu e tenha a vida em 1° lugar; denunciar a criminalização dos movimentos e das lutas populares que a grande mídia e os capitalistas vêm desenvolvendo através dos meios jurídicos, legislativos e de repressão truculenta.

 

Fórum do Grito

Dia 26 de agosto, sábado, a partir das 14 horas, no salão da igreja matriz de Nossa Senhora de Nazaré, na rua Coqueiro, 401, bairro Brasil Novo.

Caminhada do Grito
02 de setembro, a partir das 08 horas da manhã, com saída da igreja Santa Cristina, na comunidade Ilha Mirim, terceira rua após o campo da invasão, e seguirá até a igreja N.S. Rainha da Paz, pela avenida principal do Infraero II


Deixe seu comentário


Publicidade