Ziulana Melo

Social


Reforma Política – Uma das comissões da Câmara que discute regras da reforma política aprovou nesta quarta-feira (23) o texto-base do parecer que acaba com as coligações partidárias em eleições e cria uma cláusula de desempenho, o que pode reduzir o número de partidos no país.
A proposta de emenda à Constituição (PEC), de origem do Senado, estipula regras de desempenho nas urnas para as legendas terem direito a tempo de propaganda gratuita no rádio e na televisão e acesso ao Fundo Partidário, montante que é retirado do Orçamento público para ser distribuído entre os partidos. Em 2017, ficou em R$ 819 milhões.

 


Clic.
Parabéns e votos de muito sucesso profissional, ao jovem amapaense Fabrício Barbosa, que cola grau em Medicina, nesta quinta, na Ciudad Del Este, no Paraguay, onde concluiu o curso.

 


Em Destaque.
O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Márcio Augusto Alves, em reunião nesta quarta-feira (23), na sede do MP-AP, com a diretora presidente da Macapá Turismo (Macapatur), Juliane Pereira, para tratar dos últimos preparativos para a realização do “Luau da Samaúma”, no próximo dia 8 de setembro, a partir das 17h30, na Praça Samaúma, no Araxá.
O evento, que será realizado em uma sexta-feira de lua cheia a cada mês, terá o objetivo de promover mais uma opção cultural de lazer e entretenimento para a sociedade macapaense, além de aproximar a população do MP.

 


Clic.
Linda e sorridente Larissa Rosário, em close especial

 


Close.
No período de 29 de agosto a 1º de setembro, acontece o Fórum Sebrae de Conhecimento, na sede do Sebrae em Macapá e em menos de uma semana os ingressos para o segundo dia, 30 de agosto, foram completamente vendidos.
Neste dia, o escritor e psiquiatra Augusto Cury, ministra palestra sobre ‘Ansiedade: Como enfrentar o mal do século’.
É autor de best-sellers que fazem milhões de leitores no Brasil e no mundo, fato que explica a grande procura do público. Cury vem à Macapá para abordar um dos temas mais discutidos na atualidade: a ansiedade.

 


Flash.
em clic especial, a bela Camila Freitas, em dia de muita comemoração, pela passagem de seu aniversário. Parabéns!

 

Blitz.

Como resultado das últimas reuniões realizadas pelo Ministério Público do Amapá, órgãos e instituições relacionadas à área de segurança pública e trânsito, a Promotoria de Justiça de Investigações Cíveis Criminais de Macapá realizou, na manhã desta terça-feira (22), uma blitz no trânsito da cidade.
O objetivo é conscientizar os condutores sobre os deveres e responsabilidades no fluxo de veículos, como também buscar diminuir os números de acidentes e violência no tráfego, principalmente na capital.
A ação tem o intuito de ocorrer em outras escolas do município, onde o ciclo de veículos que circulam de forma irregular, infringindo as leis, são recorrentes.

 

Arte Mulher.

Oportunidade, assim definiu a tecnóloga em informação Suzane Alberto sobre a oficina Arte Mulher, desenvolvida pela Semast, que proporcionou para 60 mulheres, por três meses, a qualificação de criar bonecas, bichos e objetos feitos de pano. O curso finalizou na terça-feira, 22, com entrega de certificado e exposição das peças produzidas, que estarão à venda na sexta-feira, 25, na programação do movimento LGBT, que ocorrerá às 18h, na Praça Zagury.

 

Extinção.

Governo Federal extingue reserva ao Sul do Amapá para liberar exploração mineral.
Decreto autoriza o Ministério de Minas e Energia a estudar concessões na área. Renca tem 2,3 milhões de hectares no Amapá com alto potencial de ouro e outros metais preciosos.

 

“Catástrofe anunciada”.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou nesta quarta-feira (23/8) um projeto para sustar os efeitos de decreto do governo federal que extingue a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), uma área com mais de quatro milhões de hectares, que fica na divisa entre o Sul e Sudoeste do Amapá com o Noroeste do Pará.
Para sustar o decreto presidencial, o projeto de Randolfe ainda precisa ser aprovado pelo Senado e pela Câmara dos Deputados.
Segundo informações da WWF Brasil, publicadas em jornais de grande circulação, a extinção da Renca é uma ‘catástrofe anunciada’, que coloca em risco as nove áreas protegidas que estão dentro dos limites da reserva