Ziulana Melo

Social


Campanhas – O Instituto de Prevenção do Câncer Joel Magalhães – IJOMA, lança nesta sexta-feira, 01, a programação completa das campanhas alusiva ao Outubro Rosa e Novembro Azul. Desde 2010, o IJOMA participa do movimento no Amapá, promovendo espaços de discussão sobre câncer de mama e próstata, divulgando e disponibilizando informativos sobre prevenção e realizando ação social para sociedade. A Programação da Campanha Outubro Rosa 2017, está definida e seguirá o mesmo cronograma do ano passado.
As duas Campanhas de 2017 Outubro Rosa e Novembro Azul, terão o mesmo tema, “Você também é responsável”. A Campanha Outubro Rosa visa conscientizar toda a sociedade, mas principalmente as mulheres sobre a necessidade da prevenção e do autoexame.

 


Flash.
Queridíssima Alana, na comemoração de seus 40 anos de idade.
Felicidades mil!

 


Em Destaque.
O senador Randolfe Rodrigues (REDE – AP) recorreu à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) contra o decreto presidencial que extingue a Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca) e libera a área para exploração mineral. Randolfe pediu apoio da CNBB para conseguir uma declaração do Papa Francisco em nome da luta pela Amazônia.
O pedido foi feito nesta quarta-feira (30/8), durante reunião com o secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner.

 


Flash.
Com a finalidade de sintonizar e intensificar os esforços para a construção de um novo prédio para o Juizado Especial Virtual da Universidade Federal do Amapá, o presidente do Tjap, desembargador Carlos Tork, reuniu-se, na última semana, com a reitora da Unifap, Eliane Superti. Também participou da reunião o titular da unidade, juiz Carlos Alberto Canezin.
O principal ponto em pauta é a articulação com a bancada federal do Amapá com vistas à captação de recursos para investir por meio de emendas ao Orçamento da União.

 


Close.
O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Amapá, para o Conselho Superior do MP, durante reunião realizada nesta quarta-feira (30), empossou os novos membros, eleitos em pleito realizado em agosto de 2017.
Os eleitos foram os procuradores de justiça Judith Teles, Maricélia Campelo de Assunção e Jair Quintas, além da Procuradora de Justiça Raimunda Clara Banha Picanço, como suplente no CSMP, Biênio 2017-2019.
Na ocasião, os procuradores de Justiça Nicolau Crispino e Raimunda Clara Banha (que eram membros titulares) se despediram do Conselho. O trabalho desenvolvido por eles no CSMP foi exaltado por seus pares, que os parabenizaram pelos seus serviços prestados.

 


Clic.
Cantora amapaense Patrícia Bastos encantou Caetano Veloso, Paula Lavigne e muitos artistas e produtores globais, durante show exclusivo que fez na casa de Caetano, na última segunda, 28, no Rio de Janeiro, à convite do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
Ganhou, inclusive, muitos “likes” nas postagens de Paula Lavigne, Murilo Rosa e outros artistas, que falaram dela depois de ouvirem e presenciarem apresentação da amapense, cantando “Jeito Tucuju”.

 

Oficinas.
A Prefeitura de Macapá levará oficinas de sabão líquido, reciclagem, técnicas agrícolas e de fotografia, além de sessão de cinema, aos moradores do distrito de São Joaquim do Pacuí.
A ação ocorrerá nesta quinta, 31, a partir das 15h; e sexta, 1º de setembro, a partir das 9h, na Escola Agrícola.
A programação envolverá a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e as coordenadorias de Juventude e de Políticas Públicas para as Mulheres.

Cartilha.
O Tribunal de Contas do Estado do Amapá lançou na internet a primeira cartilha de controle interno do órgão, que visa orientar os gestores sobre a importância do controle interno na administração pública.
A cartilha está disponível para download no site (www.tce.ap.gov.br), basta clicar na área cidadão.

Saúde da Mulher.
Neste sábado, 2, das 8h às 12h, na unidade Sesc Araxá, a Fecomércio, em parceria com a Prefeitura de Macapá, promove Ação Social focada na Saúde da Mulher, que tem como objetivo sensibilizar as mulheres quanto à importância da realização do exame de mamografia e citopatológico.
Para usufruir dos serviços, serão necessários os seguintes documentos: Cópia do CPF, carteira de identidade, Cartão SUS e comprovante de endereço atualizado.

Jogos.
Os Jogos Escolares 2017 iniciaram no mês de junho, e contou com a participação de mais de 6 mil alunos de 123 escolas públicas e privadas.
No período de 3 a 7 de outubro, as equipes de atletas, de 15 a 17 anos, vencedores nos seus municípios participarão da etapa estadual.
Os vencedores seguirão para a etapa nacional, prevista para ocorrer entre 16 e 25 de novembro, em Brasília.