Heraldo Almeida

Sistema Nacional de Cultura recebe novas adesões


Com novas adesões ocorridas nos últimos dias, cerca de 44% dos municípios brasileiros passaram a integrar o Sistema Nacional de Cultura (SNC), instrumento criado pelo Ministério da Cultura (MinC) para gestão compartilhada de políticas culturais. No total são 2.446 municípios participantes do sistema, sendo que 206 formalizaram a adesão neste ano.

Entraram no SNC os municípios de Anta Gorda e Marau, no Rio Grande do Sul; Cruzeiro, em São Paulo; Iracema do Oeste, no Paraná; Poço Fundo, em Minas Gerais; São João do Jaguaribe, no Ceará; e Witmarsum, em Santa Catarina. Neste momento, o sistema contempla mais de 161 milhões de habitantes.

Até agora são 193 municípios do Centro-Oeste, mais o Distrito Federal, 185 do Norte, 585 do Sul, 630 do Sudeste e 852 do Nordeste. Os convênios entre o MinC e os sete municípios foram publicados, nesta sexta-feira, no Diário Oficial da União.

Após a adesão ao SNC, estados e municípios podem aprimorar a gestão cultural, com a criação do órgão de gestão local, do conselho de política cultural, da conferência e do plano de cultura, além do sistema de financiamento. A assinatura do acordo de cooperação federativa entre o MinC e o ente federado, que se compromete a estruturar o seu sistema de cultura, marca a adesão ao sistema.

O Ministério da Cultura realiza oficinas para capacitação dos gestores e conselheiros municipais de cultura, para auxiliar nesse processo. Com isso, o MinC tem buscado oferecer aos municípios as condições técnicas apropriadas para a integração ao Sistema Nacional de Cultura. (www.cultura.gov.br).

 

  • Poesia

Programa “O Canto da Amazônia” (Diário FM) ganhou uma bela poesia do poeta, Pedro Stkls. Ele faz parte do grupo Poetas Azuis.
“É um poema sobre imagens, pois é como vejo O Canto da Amazônia”, disse o artista. Obrigado.

 

  • “Bailinho Azul”

Sábado, 16, o grupo Poetas Azuis vai realizar o Bailinho Azul, no Teatro Marco Zero, rua Oscar Santos- 397, no bairro Perpétuo Socorro, às 20h.
Poesia, música e dança.

 

  • Agenda

Sábado, 16 tem show “Cores da Amazônia”, com os cantadores paraenses, Paulinho Mururé, Allan Carvalho (lançando o CD Oura).
Convidados especiais: Puka Dias (Afuá), Marcção Franco (PA), Zé Miguel e Amadeu Cavalcante (AP).
No bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, às 22h. Informações: 98137-3130.

 

  • Festival

O 2º Festival Cantando Marabaixo está agendado para acontecer nos dias 3, 4 e 5 de novembro, na sede da escola de samba, Maracatu da Favela (av: Padre Júlio – Sta. Rita).
As inscrições encerram dia 13 de outubro, na Seafro, na rua Gal. Rondon, entre as avs: Raimundo Álvares da Costa e Enestino Borges – Laguinho. Informações: 99175-9142.

 

  • Conselheiro

Muitas artistas não sabem quem é e desconhecem o trabalho do Conselheiro que representa seu segmento, no Conselho Estadual de Cultura (Consec).

 

  • Música

Sexta, 26, tem o projeto “Arte no Museu”, com o cantor Chico Terra e cantador da Amazônia, Nonato Santos.
Noite de autógrafos com o escritor Bruno Muniz e show musical com Alci Pires e banda. No Museu Sacaca (av: Feliciano Coêlho – Santa Rita), a partir das 19h. Entrada franca.

 

  • Instrumental

A 9ª edição do Amapá Jazz Festival está agendada para acontecer nos dias 19, 20 e 21 de outubro, no Araxá (Complexo Marlindo Serrano).
A realização é do produtor (cantor e compositor) Finéias Nelluty.

 

  • “O Canto da Amazônia”

Um programa 100% regional, com uma linguagem bem amazônica de valorizar a arte e a cultura da região norte brasileira (todos os segmentos).
De segunda à sexta, na Diário FM 90,9. Das 16h às 17h30. Bom de ouvir.