Polícia

Operação do MP-AP devassa prefeitura de Itaubal do Piririm

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na sede prefeitura de Itaubal e na representação da prefeitura, em Macapá, que funciona na casa do secretário de finanças, Adielson Viegas, no bairro Pacoval.


O Ministério Público (MP), através do Gabinete Militar da instituição, deflagrou uma grande operação na manhã desta quinta-feira (21) no município de Itaubal do Piririm para cumprimento de mandados de busca e apreensão em todas as secretarias da prefeitura e na residência do secretário de finanças. A operação também atingiu a representação da prefeitura, em Macapá. A operação contou com apoio da Polícia Civil (PC).

A ação tem a ver com o bloqueio de R$ 1,1 milhão da conta da prefeitura para garantir pagamento de multa pelo não cumprimento de determinação judicial para viabilizar o funcionamento do Conselho Tutelar, mas também pode confirmar ou não a procedência de denúncias de mau uso do dinheiro público e desmandos administrativos supostamente praticados pela atual gestão.

A produção do programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9tentou contato com o prefeito Victor Hugo (PMDB), no entanto não teve êxito. Mas o presidente da Câmara de Vereadores, Jaisson Picanço, por telefone, afirmou que essa operação não se constitui surpresa por causa dos desmandos administrativos e mau uso do dinheiro público por parte da atual gestão.

“Estamos esperando uma resposta dos órgãos competentes, como o Ministério Público. Essa operação que acontece em Itaubal não é surpresa, por causa do descaso com o dinheiro por parte da atual gestão; são muitas denúncias feitas. Nós nos sentimos satisfeitos porque o MP está atuando como deve atuar, cumprindo o seu papel fiscalizador, mas isso nos deixa envergonhado… Nunca aconteceu em toda a história do município”, lamentou.

O vereador lembrou que a Câmara instaurou uma Comissão Processante para apurar denúncias contra o prefeito, mas por determinação do Tribunal de Justiça (Tjap) os trabalhos foram suspensos: “Realmente isso não nos surpreende porque a gente vê muitas coisas irregularidades. Instauramos uma comissão processante para apurar as irregularidades, inclusive várias testemunhas foram ouvidas, e o próprio presidente da CPL (Comissão Permanente de Licitação) afirmou que não tinha nenhuma licitação na prefeitura, que não há procedimento comprar combustível, por exemplo. Só que o prefeito entrou com ação judicial para suspender os trabalhos e não teve êxito na 1ª Instância, mas infelizmente o Tribunal de Justiça, através da desembargadora Sueli Pini, acabou acatando e tudo está parado”.

“Gestão à Distância”
Também ouvida por telefone, a deputada estadual Cristina Almeida (PSB), que no início desta semana fez duro pronunciamento na Assembleia Legislativa (Alap) reclamou do abandono imposto ao município pelo prefeito Victor Hugo: “Não foi a primeira vez que fiz uso da Tribuna da Assembleia para denunciar o abandono e o descaso da atual gestão com relação ao Itaubal do Piririm; é algo extremamente preocupante, porque o prefeito só vai ao município uma vez a cada 15 dias, só em visita, fazendo uma espécie de administração à distância. E o pior que quando ele está fora ele não passa o cargo para o vice-prefeito”.

Os desmandos, segundo Cristina Almeida, são muitos: “O prefeito, como já falei, é permanentemente ausente, não há licitação, as compras sendo feitas aleatoriamente; ninguém conhece os secretários de planejamento, de meio ambiente, enfim, todas administram à distância; isso é muito grave; os servidores municipais estão sendo penalizados com a falta de cumprimento de acordos por parte do prefeito. Causa revolta essa situação, e o pior que a população é quem sofre diante de tanta omissão”.


Deixe seu comentário


Publicidade