Polícia

Operação do MP atinge prefeitura de Itaubal e residência do secretário de Finanças

A investigação contra o prefeito Victor Hugo Rodrigues (PMDB) e do secretário Adielson Viegas iniciou após denúncia protocolada pela Câmara Municipal de Vereadores de Itaubal, na Promotoria de Justiça de Ferreira Gomes, que atende as duas cidades, em março deste ano.


Paulo Silva
Da Editoria de Política

O Ministério Público do Amapá (MP-AP) realizou operação de busca e apreensão coordenada pela promotora de Justiça Neuza Barbosa, nesta quinta-feira (21/09), na residência de Adielson Viegas da Silva, secretário municipal de Administração e Finanças, localizada em Macapá, e no prédio da Prefeitura de Itaubal. A ação foi autorizada pelo juiz Luiz Carlos Koppes Brandão, da Vara Única da Comarca de Ferreira Gomes.

A investigação contra o prefeito Victor Hugo Rodrigues (PMDB) e do secretário Adielson Viegas iniciou após denúncia protocolada pela Câmara Municipal de Vereadores de Itaubal, na Promotoria de Justiça de Ferreira Gomes, que atende as duas cidades, em março deste ano.

A promotora Neuza Barbosa explicou que a operação ocorreu devido ao não atendimento às requisições do Ministério Público, que diante das graves notícias da prática de possíveis atos de improbidade administrativa pelos investigados, requisitou a apresentação de informações, contudo não foram atendidas pela gestão municipal.

O prefeito e o secretário de Administração e Finanças do município obstruíram o acesso à informação ao não prestarem esclarecimentos à câmara quanto aos repasses dos recursos federais e estaduais destinados ao município.

Eles também, de acordo com o MP, também não prestaram informações quanto ao detalhamento da folha de pagamento e dívidas do município, apesar de ter sido requerida a apresentação do secretário Adielson Viegas para esclarecimento, que não justificou a omissão.

Atualmente, no município de Itaubal do Piririm, tanto a comunidade quanto a câmara de vereadores não recebem qualquer informação sobre os gastos efetuados pela atual gestão, uma vez que sequer os balancetes dos meses de janeiro a agosto de 2017 foram encaminhados.

Apesar das convocações, diversas pautas da câmara ficaram sem respostas, por conta da ausência do prefeito e de seu secretário; uma delas é sobre as irregularidades no projeto de lei que solicitou a aprovação para a contratação temporária efetivada pela prefeitura, sem justificar os motivos para tal contratação ou informação sobre o impacto financeiro da ação para o orçamento municipal.

“É necessário atentar que já está sendo investigado, por meio de inquérito civil, a aquisição de combustível em diversos postos de combustíveis em Macapá, sem que haja processo de licitação pela prefeitura de Itaubal, além de supostas transferências de valores para a conta corrente pessoal do secretário de Administração e Finanças”, destaca a promotora de Justiça Neuza Barbosa.

Outro inquérito aponta que Adielson Viegas e Victor Hugo estariam realizando saques de dinheiro, por meios de cheques da conta bancária da prefeitura, em valores que variam de 60 a 80 mil reais, sem haver qualquer prestação de contas à comunidade e aos órgãos de controle do Executivo municipal.

“Além disso, existe a urgente demanda de falta de medicamentos básicos e de uso contínuo para o controle da Diabetes e da Hipertensão, os quais estão em falta no município desde o mês de julho do corrente ano, colocando em risco a saúde e a vida dos pacientes pertencentes a Itaubal”, concluiu Neuza Barbosa.

Nesta sexta-feira, a partir das 9 horas, a promotora Neuza Barbosa fará coletiva de imprensa para mais esclarecimentos na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, no Araxá.


Deixe seu comentário


Publicidade