Nota 10

Primavera dos Museus: estudantes visitam exposições da Elcy Lacerda

Os alunos da rede pública estadual conheceram atrações que retratam a história e a cultura amapaense


Alunos da rede pública estadual tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura e a história do Amapá na última quarta-feira, 20, durante visita às exposições da Biblioteca Pública Professora Elcy Lacerda. As atrações estão disponíveis para visitação até 23 de setembro e integram a 11ª Primavera dos Museus, evento nacional coordenado pelo Instituto Brasileiros dos Museus (Ibram) com apoio dos governos estaduais.

Os alunos fazem parte de uma turma do oitavo ano da Escola Estadual Barão do Rio Branco e estão na faixa-etária de 13 a 15 anos. Eles visitaram as exposições que retratam o tema “museus e suas memórias”. A primeira sala visitada foi a que homenageia o jornalista e poeta Alcy Araújo, paraense radicado no Amapá, falecido em 1989. O espaço guarda objetos pessoais utilizados pelo profissional, como uma máquina de escrever.  Os jovens conheceram também obras do artista F. Damasceno, que retrata o jeito de viver dos ribeirinhos amapaenses. Suas pinturas ressaltam paisagens do interior do Estado, como rios, palafitas e florestas.

Posteriormente, os alunos visitaram a exposição da poetisa Luciana Andrade, conhecida por escrever seus poemas em objetos do dia-a-dia, como caixas de sapato, pratos e papelão. “Fico feliz em receber estes garotos porque posso mostrar a eles que é possível viver da arte, pois é exatamente o que faço”, ressaltou a poetisa. Alguns dos jovens aproveitaram para adquirir poemas que a artista comercializa pelo valor que o cliente se dispor a pagar.

A estudante Ana Gabriela Leite contou que costuma ir à Elcy Lacerda para fazer pesquisas escolares, mas é a primeira vez que tem a oportunidade de conhecer obras expostas na instituição. “Gosto de vir aqui para estudar, mas dessa vez foi melhor pelas exposições. Com certeza vou sair daqui com mais conhecimento. O que mais gostei foram as obras da Luciana”, disse a garota que adquiriu uma poesia da artista.

Os adolescentes conheceram ainda a Sala Elcy Lacerda que homenageia a pioneira do magistério amapaense. O espaço preserva a memória da educadora e contém alguns de seus livros, objetos pessoais, peças artesanais, fotos e documentos antigos que registram a vida da profissional dedicada ao ensino. Todos os itens foram doados pela família de Elcy Lacerda após sua morte, em 1996.

Os estudantes conheceram ainda a Sala de Obras Raras, que guarda periódicos, documentos e jornais antigos, como o primeiro exemplar do Pinsonia, publicado em 1895, o mais antigo do Amapá.  Outro espaço que os jovens visitaram foi a Sala de Memória Afro-indígena que, além de livros e fotografias sobre os povos indígenas e afrodescendentes do Amapá, conta com a exposição Memórias Ancentrais, com cerâmicas produzidas por povos indígenas do Amapá.

Os jovens conheceram também peças decorativas e urnas funerárias encontradas em sítios arqueológicos de localidades amapaenses como o igarapé da Holanda, o rio Cunani e no Maracá. Elas foram descobertas em 1895 pelos pesquisadores Emílio Goeldi e Aureliano Lima. A professora de história Núbia Milanny, que acompanhou os alunos durante a visitação, reforçou que a descoberta das peças foi importante para comprovar que os indígenas tinham sua própria arte, muitas vezes confundida com a marajoara.

“É muito importante a visita desses jovens para que eles obtenham mais informações sobre a cultura e história do Estado em que eles vivem”, destacou a educadora. As exposições são gratuitas e estão disponíveis até sábado, 23, das 8h às 18h.


Deixe seu comentário


Publicidade