Ziulana Melo

Social


Encceja – A prova que pode dar o diploma escolar para 1,5 milhão de brasileiros neste ano foi elaborada com a reutilização de questões já aplicadas em edições anteriores da avaliação.
Por isso, nenhuma prova antiga do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para residentes no Brasil (Encceja) é divulgada pelo governo federal.
O objetivo é tentar manter a surpresa, proibindo que alunos estudem com base nas provas já aplicadas.
Previsto para 22 de outubro, o exame teve a data alterada pela segunda vez, e agora será aplicado em 19 de novembro. Ele serve para a obtenção do certificado do ensino fundamental e médio. Desde 2009, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) era utilizado para conceder os diplomas, mas deixou de ter esta função em 2017.

 


Clic.
Linda e graciosa Ana Helena festejando seus 3 aninhos de idade, com o alegre tema ‘Moana’

 


Destaque.
Garotão Alejandro Lima festeja nesta quarta, 21, seus 7 aninhos de idade. É filho de Antônio Carlos e Helena. Parabéns especial desta colunista!

 


Flash.
Em close, a bela Márcia em mais uma noite de muitas comemorações pela passagem de seu aniversário. Felicidades!

 


Close.
Futura e linda mamãe Vane Feijó, em recente ensaio fotográfico.

 


Flash.
Jovem e bonita Cássia, fomanda em Psicologia.

 

Dia da Árvore.
Em comemoração do Dia da Árvore, a Fumcult promove nesta quinta-feira, 21, quando se celebra a data em todo o Brasil, uma manhã de contação de história, no CEU das Artes. A programação inicia às 9h e é aberta ao público. Escola Municipal de Ensino Fundamental ‘Vera Lúcia Pinon’ agendou ida de uma turma de alunos para participar do evento que conta com participação de ‘Angelita – Projeto encontrar, contar e encantar’, Missilene Cabral, Eugênia Mesquita e do Paneiro de Palavras.

Justiça e Cidadania.
Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas da rede municipal de Macapá fazem visita ao Fórum Trabalhista nesta quinta-feira, 21, das 8h às 11h, como parte do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). A iniciativa tem como objetivo levar aos estudantes noções de cidadania e justiça, explicando questões que abrangem ética, moral e política, e deveres e direitos fundamentais.
Esta visita é a segunda etapa do programa que busca promover contato direto dos estudantes com o Poder Judiciário.

Feira.
O Sebrae e parceiros promovem a Feira de Negócios de Oiapoque e utiliza o slogan ‘Aqui, as oportunidades não têm fronteira’. O evento ocorre no período de 6 a 8 de outubro, na Quadra Paroquial da Igreja Nossa Senhora das Graças, das 17h às 23h. Feira de Oiapoque é direcionada aos produtores rurais, microempreendedor individual, empresários, Centro de Pesquisas, instituições públicas e privadas. Está firmada em quatro eixos de atuação, entre eles Conhecimento, Exposição e Comercialização Mercadológica, Exposição Tecnológica e Exposição Gastronômica.

Greve.
Os Correios entraram em greve na terça-feira, 19, e atingiram 20 estados e o Distrito Federal, segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect).
A paralisação parcial, com redução de funcionários nas agências, também atingiu o Amapá, mas não afeta os serviços de atendimento. As agências estão abertas e todos os serviços disponíveis.