Cidades

Ações de prevenção à gravidez na adolescência são desenvolvidas pelo Município nas escolas

A coordenadora explicou que essas atividades não têm objetivo de estimular o jovem a iniciar a vida sexual, e sim promover a educação sexual e reprodutiva e a conscientização do público adolescente e jovem a respeito da saúde e dos cuidados de prevenção.


O tema sexualidade faz parte do dia a dia dos adolescentes. Está presente em diversos espaços escolares, é evidenciado em conversas entre meninos e meninas, está presente em músicas, programas de televisão e festas. Diante dessa realidade, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) tem desenvolvido ações de prevenção à gravidez na adolescência e DST’s, bem como abordado sexualidade e direito reprodutivo.

Na quinta-feira, 21, alunos da Escola Rivanda de Nazaré tiveram um bate-papo com os profissionais de saúde sobre o tema. “A escola é um instrumento veiculador de informações sobre formas de prevenções, a ponto de afirmar que quanto menor a instrução maior a taxa de gravidez entre adolescentes”, comentou a coordenadora do Programa Saúde na Escola, Ellen Suellen.

A coordenadora explicou que essas atividades não têm objetivo de estimular o jovem a iniciar a vida sexual, e sim promover a educação sexual e reprodutiva e a conscientização do público adolescente e jovem a respeito da saúde e dos cuidados de prevenção. “Os pais e outros familiares mais experientes devem conversar com eles com maior frequência sobre assuntos como afetividade, sexualidade, gravidez, métodos contraceptivos, uso de preservativos e Doenças Sexualmente Transmissíveis. Os professores podem complementar as informações repassadas pela família, ajudando a preparar o jovem para uma vida sexual segura”, acrescentou Ellen.

Por meio do Programa Saúde na Escola, educadores e profissionais de saúde recebem materiais de apoio pedagógico e clínicos, e os alunos têm acesso a informativos, como a Caderneta de Saúde de Adolescentes. O foco desse trabalho é orientar o público-alvo sobre a importância de manter uma vida sexual segura e saudável, e incentivar o uso de preservativos e métodos contraceptivos.


Deixe seu comentário


Publicidade