Cidades

Estudantes apresentam projetos criativos na Feira de Ciências e Engenharia do Amapá

Projetos desenvolvidos nas áreas de sustentabilidade, robótica e pesquisa mostraram a criatividade de jovens pesquisadores. As melhores ideias serão premiadas.


Estudantes do Brasil e exterior apresentaram projetos criativos no último dia da Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap), realizada nesta sexta-feira, 22, no auditório do Sebrae Macapá. Os projetos desenvolvidos nas áreas de sustentabilidade, robótica e pesquisa, mostraram um pouco do talento dos jovens pesquisadores que buscam soluções criativas para problemas do dia a dia, além de contribuírem com a pesquisa científica em diversos segmentos.

O estudante Carlos Eduardo Aguiar Junior, 15 anos, apresentou o trabalho que já pôs em prática na Escola Estadual Professor José Firmo do Nascimento, onde estuda. Ele e sua equipe tiveram a ideia de reaproveitar a água que sai das 23 centrais de ar condicionado do colégio e reutilizá-la para a limpeza da unidade de ensino. Para isso, foi necessário apenas o uso de garrafas PET e galões de água mineral, todos reciclados, além de torneiras simples.

“A ideia surgiu quando percebemos que as centrais de ar condicionado desperdiçavam, em média, cerca de mil litros de água por dia. Então, desenvolvemos um mecanismo fácil e barato para resolver o desperdício e, ainda, ajudar na higiene da escola. Já estamos pensando em uma forma de também usar a água para regar a horta, mas precisamos desenvolver um processo de purificação”, adiantou.

O projeto do grupo de Carlos está concorrendo à premiação das melhores ideias apresentadas na quinta edição da Feceap. Os vencedores de cada categoria receberão medalhas e premiação extra de credencial para as equipes-destaque participarem de feiras afiliadas ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em outros Estados e fora do Brasil. O encerramento acontecerá de 17h as 21h, no Sebrae Macapá.

Feceap
A Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá (Feceap) foi criada para potencializar a capacidade intelectual dos estudantes por meio da iniciação científica, valorizando talentos e incentivando a construção de novos saberes que possam ajudar na resolução dos problemas sociais e educacionais. O evento promove, ainda, o fortalecimento da educação no Estado e a interação entre escola e comunidade, por meio de palestras, oficinas, apresentações e demais atividades em diferentes áreas do conhecimento.


Deixe seu comentário


Publicidade