Política

Governo do Amapá reforça compromisso com a erradicação da mosca da carambola

Encontro nesta quinta-feira, 21, no Palácio do Setentrião, fortaleceu relação entre os governos estadual e federal no combate à praga.


O governador do Estado do Amapá, Waldez Góes, recebeu na tarde desta quinta-feira, 21, no Palácio do Setentrião, o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), Marcus Coelho, e a coordenadora Nacional do Subprograma de Combate à Mosca da Carambola, Maria Júlia Godoy.

O encontro, que também envolveu membros da equipe de governo, teve como objetivo reforçar a relação entre os atores e reafirmar o compromisso no desenvolvimento das ações para o combate efetivo à incidência da mosca da carambola no Estado.

Maria Júlia Godoy salientou que os dados alcançados desde 2015 pelo Amapá são extremamente positivos, e refletem a redução significativa na atuação da praga em todo o Estado. “Este ano, por exemplo, até agosto, registramos no Amapá dados muito positivos. Em relação ao mesmo período do ano passado, a densidade populacional da mosca da carambola reduziu mais de 80%. Estimamos, inclusive, em breve a possibilidade de erradicação da praga na região sul do Estado”, frisou.

O governador Waldez Góes ressaltou que a erradicação desta praga é uma meta do Estado e os trabalhos têm sido intensificados neste sentido, assim como foram em relação à febre aftosa, cuja certificação de “livre com vacinação” está prestes a ser consolidada.

Atualmente o Estado executa vigilância no Aeroporto de Macapá, para controlar o fluxo da praga, e a ideia é expandir e inovar na fiscalização. “Visamos a erradicação, que quando consolidada, viabilizará a melhor produção e exportação das frutas regionais e de seus derivados. Nesta reunião discutimos a possibilidade de utilizar um cão farejador disponibilizado pelo Ministério para que possamos fiscalizar também os portos de forma eficiente e ágil”, frisou Góes.

O diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Marcus Coelho, manifestou-se satisfeito com a atuação do Estado. “O trabalho já está sendo muito bem executado e os resultados já alcançados revelam isso. O Amapá é referência para outros estados. É extremamente satisfatório perceber que assim como a erradicação é uma prioridade para nós, em nível nacional, também é priorizada pelo governo local”, salientou Coelho.

O diretor-presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro), José Renato Ribeiro, salientou que o órgão permanecerá atuando de forma integrada com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) e com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) no campo, também nas atividades de monitoramento de armadilhas, fixadas em pontos estratégicos dos municípios do Estado; e nas atividades de combate, que por sua vez, consistem na pulverização das plantas hospedeiras, coleta de fruto e aplicação de técnicas de aniquilamento de machos.

Também participaram do encontro a superintendente Federal de Agricultura no Amapá, Suely Collares; o secretário de Desenvolvimento Rural, Robério Nobre; o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá, Hélio Dantas; e outros membros da equipe de governo.

Mosca da Carambola
É uma espécie de mosca das frutas, originária do sudeste asiático. Por volta da década de 80 entrou no continente sul-americano pelo Suriname. Chegou até a Guiana Francesa, e em 1996 foi identificado o primeiro foco no Brasil, no município de Oiapoque, Estado do Amapá.

Esta é uma praga exótica classificada como quarentenária presente, ou seja, possui ocorrência restrita e está sob controle oficial tanto no Amapá quanto em Roraima. Sua presença pode ocasionar sérios prejuízos para a fruticultura nacional, gerando entraves e restrições na exportação de frutos no país, pois uma vez contaminados, se tornam visualmente menos atrativos e têm a durabilidade comprometida. Contudo, a praga não oferece riscos à saúde humana.


Deixe seu comentário


Publicidade