Política

Membros do MP-AP e TJAP visitam instalações da Alfândega e Polícias Francesas na fronteira

O oficial de ligação da Polícia Auxiliar de Fronteira (PAF), Brigadeiro-Chefe David Jamin, recebeu a Corregedora-Geral do MP-AP, procuradora de Justiça Estela Sá, e a juíza da Comarca de Oiapoque, Laura Costeira


A convite do delegado da Polícia Federal de Oiapoque, Alexandre Messias Feitosa, membros do Ministério Público do Amapá (MP-AP) e do Tribunal de Justiça (TJAP) visitaram postos de serviço da Polícia Nacional e Alfândega Francesas localizados na cabeceira da ponte sobre o Rio Oiapoque e o Centro de Cooperação Policial e Gendarmeria Nacional, no distrito francês de São Jorge, na fronteira do Brasil com a França, na tarde desta quinta-feira (21).

O oficial de ligação da Polícia Auxiliar de Fronteira (PAF), Brigadeiro-Chefe David Jamin, recebeu a Corregedora-Geral do MP-AP, procuradora de Justiça Estela Sá, e a juíza da Comarca de Oiapoque, Laura Costeira, na visitação que contou ainda com a participação dos assessores da Corregedoria-Geral, promotores de Justiça Horácio Coutinho e Alexandre Monteiro, dos titulares da Promotoria de Justiça de Oiapoque, promotores de Justiça Thaysa Assum e David Zerbini, bem como  do delegado de Polícia Civil Fábio de Oliveira e servidores do órgão ministerial.

O oficial David Jamin mostrou as instalações dos postos de serviço do lado francês da ponte binacional informando o funcionamento e atuação dos militares naquela região. Na Alfândega, o chefe CSDS Elafouri Wassim, fez uma apresentação do trabalho desenvolvido, mostrando a atuação na prática, levando os visitantes até uma fiscalização na estrada que vai até Cayenne, a capital da Guyana Francesa.

Os promotores de Justiça Thaysa Assum e David Zerbini deram depoimentos de situações resolvidas por meio da cooperação existente com os vizinhos franceses. “Temos uma ótima relação com o Ministério Público Frances e com a PAF, com os quais trocamos informações e estabelecemos uma colaboração mútua de auxílio à nossa atuação”, informou Thaysa Assum, coordenadora das Promotorias de Oiapoque.

Estela Sá ficou satisfeita com a recepção dos franceses e agradecida ao delegado da Polícia Federal, Alexandre Feitosa, que fez convite ao tomar conhecimento de que estava sendo realizada correição nas Promotorias do município. “Muito oportuno o convite e satisfeita com o que vi do lado francês. As instituições conseguem atuar em conjunto, mas mantendo sua independência. Agora, é lamentável que do lado brasileiro a obra na cabeceira da ponte sobre o Rio Oiapoque ainda não tenha sido concluída”, manifestou a Corregedora-Geral do MP-AP.


Deixe seu comentário


Publicidade