Cidades

Encontro propõe debate sobre a educação escolar nas comunidades quilombolas

II Encontro de Gestores Quilombolas será realizado nos dias 27, 28 e 29 de setembro, no Centro de Difusão Cultural João Batista de Azevedo Picanço.


????????????????????????????????????

Com o objetivo de avaliar e fortalecer a educação escolar quilombola, o Governo do Amapá promoverá o II Encontro de Gestores Quilombolas: estrutura pedagógica, desempenho escolar e mobilidade social e econômica. O evento coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) será realizado nos dias 27, 28 e 29 de setembro, de 8h as 12h30, no Centro de Difusão Cultural João Batista de Azevedo Picanço, localizado na Avenida FAB, centro de Macapá.

O encontro, realizado a cada dois anos, será uma oportunidade de aproximar os gestores quilombolas das redes estadual e municipal, por meio de palestras, minicursos, oficinas, além de fomentar o compartilhamento de informações e experiências sobre a educação escolar quilombola no Estado. A ideia é promover um debate sobre a estruturação dessas unidades de ensino sob a dimensão administrativa, pedagógica e física, buscando atender as metas e estratégias coexistentes no Plano Estadual de Educação (PEE) do Amapá.

Na oportunidade, os educadores também abordarão questões relacionadas à discriminação racial nas escolas, a diversidade étnico-racial, e a educação escolar quilombola em todos os níveis, na busca de alternativas para minimizar a discriminação racial e o preconceito no ambiente escolar. Eles também debaterão sobre a construção do estatuto de funcionamento dessas escolas; a construção da proposta pedagógica específica; a capacitação dos profissionais da educação, entre outros assuntos.

A educação escolar nas áreas quilombolas considera as especificidades étnico-territoriais e as identidades dessas comunidades para a elaboração de estratégias na educação que levem em conta as características socioculturais e linguísticas de cada grupo social envolvido. Dessa forma, as peculiaridades dessas comunidades são respeitadas e asseguradas no processo de ensino-aprendizagem dentro das salas de aula.


Deixe seu comentário


Publicidade