Cidades

Mais de 300 casas estão sendo demolidas durante reintegração de posse no Canal do Jandiá

De acordo com o governo do estado, 110 famílias foram contempladas no Conjunto Macapaba II. Operação conta com todo o efetivo do Bope e de dois batalhões da Polícia Militar


foto: jair
A Polícia Militar do Amapá (PM) está com um grande contingente em uma área localizada no entorno da ponte Sérgio Arruda (Zona Norte) para garantir o cumprimento de mandado de reintegração de posse expedido pela Justiça Federal do Amapá. A área, de 50 mil hectares, é de propriedade da Infraero e faz parte da área de segurança do Aeroporto Internacional de Macapá.
Em entrevista concedida ao vivo do local na manhã desta segunda-feira para o programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9), o comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar, coronel Paulo Matias explicou que os policiais chegaram ao local bem antes do início da ação para garantir a segurança no local: “Nós chegamos por volta 6h da manhã, mas as ações estão se desenvolvendo de forma tranqüila, sem resistência; claro que há reclamações, duvidas, como para onde as famílias irão, mas esse é papel da SIMS (secretaria de estado de Inclusão e Mobilização Social); nós estamos aqui apenas para garantir a segurança de todos, inclusive com um contingente razoável, com cerca de 120 homens do Bope, mais os policias do 6º e do 2º BPM”.

Moradora do local, ouvida ao vivo pela equipe do programa, a dona de casa Maria Santos afirmou que não tem para onde ir e reclamou que não houve qualquer posicionamento oficial para resolver a situação das famílias que não foram contempladas por serviços sociais do governo: “Moro aqui há mais de quatro anos, juntamente com meu filho e não temos para onde ir; simplesmente vão deixar a gente na rua? Cadê o governo? Cadê o nosso direito?

Em resposta à moradora, o comandante geral da PM, coronel Rodolfo, explicou que o governo também se preocupou com essas famílias ainda não contempladas: “Inicialmente quero tranqüilizar que estamos aqui desde cedo para garantir a execução do mandado de reintegração de posse e garantir a paz e ordem no local, ocupando pontos estratégicos para não ter nenhum problema, inclusive nas cabeceiras da ponte Sérgio Arruda. A SIMS vem trabalhando a questão desses moradores há algum tempo, muitos deles, cerca de 200 foram cadastrados no programa Minha casa Minha vida, e respondendo à pergunta dessa morada, a SIMS montou uma barraca no Quartel da PM da Zona Norte para receber as pessoas com pendência no cadastro. Muitos moradores não atenderam aos critérios da CEF (Caixa Econômica Federal) para adquirir os apartamentos; é certo que não tem como desfazer o que está previsto em lei, inclusive muitas dessas pessoas possuem renda familiar acima dos critérios, mas mesmo assim a secretaria vai receber essas pessoas para ver de que forma o problema de moradia pode ser resolvido”.
 
Área de segurança
A invasão está dentro da faixa de segurança do novo aeroporto de Macapá. As residências estão em um terreno que mede, aproximadamente, 50 mil metros quadrados. Conforme a ordem judicial, a desocupação é coordenada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), com o apoio da Polícia Militar (PM).
Segundo a Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS), das 310 famílias mapeadas, 144 já foram contempladas com apartamentos e casas no Conjunto Macapaba II, entregue recentemente pelo governo. O Estado vai disponibilizar apoio logístico para a mudança desses beneficiários, com carregadores, ônibus para transporte das famílias e caminhões para levar os pertences delas até o Macapaba.
No total 52 famílias cadastradas no Programa Minha Casa Minha Vida encontram-se com pendências documentais na Caixa Econômica Federal – agente financeiro do programa. A SIMS informou que negocia a situação delas junto à Caixa. O Estado também vai garantir aluguel social para mais 56 famílias. O restante, 58 famílias, não demonstraram interesse em acessar o minha Casa Minha Vida e nem pelo aluguel social. Contudo, durante a reintegração, a SIMS terá uma equipe técnica no local para dar assistência a elas.

Deixe seu comentário


Publicidade