Cleber Barbosa

Mobilidade


Essa é a melhor definição para o pacote de obras viárias que o governo do estado, via Setrap, está tocando em vários municípios do Amapá. São ruas e avenidas que há anos não viam asfalto e pelo que anunciou ontem o governador, com drenagem e meio-fio. Olha, isso garante sim mais qualidade de vida. Na mosca!

Social
Neste sábado, das 9h às 12h, professores e alunos da Estácio Amapá levam muita alegria e diversão a Casa da Hospitalidade, na ocasião os idosos participam de bingo e entrega de lembrancinhas. Para as crianças, terá ações recreativas e apresentação Teatral.

Do bem
A ação faz parte do trote solidário, que este ano veio com o tema: “Fazer o bem faz bem. Doe, compartilhe o seu melhor!”, que tem como participantes os acadêmicos dos primeiros semestres de todos os cursos.

Por água
O sábado promete muita emoção e plasticidade para os fiés católicos que nutrem devoção à Virgem de Nazaré, que hoje estará singrando os rios na romaria fluvial. Uma linda manifestação religiosa que só cresce.

A pés
Amanhã será a vez do percurso pelas ruas de Macapá, com uma verdadeira multidão levando na cabeça uma profunda reflexão sobre o papel de cada um como Cristão e como o mundo pode ser muito melhor.

Caos
Sim, estamos atordoados com tantas notícias ruim, vamos combinar. Tragédias lá fora e outras cotidianas no país, além da constante ameaça de guerra lá pela Coréia. Ave por nós Maria Santíssima!

Estranho
Com o Amapá precisando gerar riquezas para sair da crise, eis que a gente ainda se depara com coisas muitos estranhas no âmbito do judiciário. Dizer o que da decisão do juiz convocado do Tjap Eduardo Contreras, que em sentença teratológica cria obstáculos para os planos da Icomi retomar atividades?

Medida
Na Serra do Navio é grande a expectativa pela volta da mineradora, afinal manganês tem e o mercado está ávido por ele. Contreras simplesmente concedeu algo que os advogados sequer haviam pedido. Tem a ver com a tal Ecometals, que reluta em ficar com o manganês que o STJ diz ser da Icomi.

Recurso
Pra entender: A Ecometals, que jamais teve algum direito sobre o minério, não tem sequer licenciamentos e ainda assim ganha uma liminar do juiz. À Icomi, que cumpriu todas as exigências legais para retomar operações, só resta apelar a instâncias superiores. E a sociedade no prejuízo.