Cleber Barbosa

Social


O Núcleo de Ações Inclusivas do SENAI forma mais trabalhadores na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo da atividade é proporcionar o acolhimento de um novo colaborador e, desta maneira, orientar os demais funcionários a respeito da comunicação com as pessoas surdas. Inclusão sempre é bom.

Cinema
Aberta ontem na Faculdade Estácio de Macapá a 6ª edição do Circuito de Cinema, tendo como primeira atração o longa ‘Jogada de Gênio’. O tema deste ano é “Talentos”, o que certamente está instigando a comunicade acadêmica a desenvolver os seus.

Distante
Pela primeira vez em 11 anos, matrículas no Ensino Superior apresentou estagnação no país. De acordo com dados do Censo Nacional da Educação Superior de 2016, divulgados pelo Ministério da Educação.

Crescimento
De acordo com o levantamento, foram registradas 8,05 milhões de matrículas em cursos de nível superior no ano passado, ante 8,03 milhões em 2015, o que representa uma variação de apenas 0,2%.

Números
Mas houve aumento de ingressantes nas graduações a distância. Conforme dados do censo, a modalidade teve alta de 21,4% nas novas matrículas, passando de 694,5 mil em 2015 para 843,1 mil em 2016.

Bolso
Um dos aspectos que mais pesam na escolha pela modalidade a distância, além da própria flexibilidade de estudos, é o financeiro. Cursos EAD podem ser até 75% mais baratas do que nos cursos presenciais.

Estudos
Os oito bolsistas selecionados no Edital de Apoio Técnico à Pesquisa de Iniciação Científica e de Auxílio para Estudos e Pesquisa 2017/2018 participaram ontem do momento de acolhimento no Núcleo de Pesquisa Arqueológica do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas, o IEPA.

Interesse
Um dos bolsistas selecionados na modalidade de iniciação científica, Queiton Carmo, falou que já ficou interessando por já ter uma experiência em arqueologia e quer focar no ramo da pesquisa. . “Sou acadêmico de História e este momento é muito importante para nossa formação”, afirmou o aluno.

Resultados
Segundo os dados registrados pela instituição, cerca de 50 bolsistas concluíram seus estudos durante os processos, resultando em 11 dissertações de mestrados, quatro teses de doutorado, quatro monografias de graduação. A duração da bolsa é de 12 meses, com possibilidade de renovação.