Cleber Barbosa

Guerreiro


O Amapá se despede de um grande profissional da comunicação e da publicidade, Aldair Carvalho Vieira, da ALTV Produções. Marcou época por seu trabalho especializado que o fez ser reconhecido pela notória especialidade de seus serviços. Aldair travava uma luta heróica contra uma insufiência renal. Vá em paz amigo!

Falta
Quem passa pela linha do trem na rodovia Duca Serra (Macapá/Santana) vive se perguntando quando se verá a volta dos trens da velha Estrada de Ferro do Amapá, a EFA. Na verdade está quase impossível ver os trilhos, que sucumbiram diante do mato alto.

Modelo
Em Minas Gerais, a coluna visitou certa vez o Museu Ferroviário, da Estrada de Ferro Oeste de Minas. Lá tem até o vagão de Dom Pedro, tudo intacto, muito bem preservado. De sexta a domingo lota!

Turismo
Este museu fica na cidade de São João Del Rey, e os turistas pagam cerca de 20 reais para viajar na Maria Fumaça até a cidade de Tiradentes. A ferrovia ainda alavanca a economia de duas cidades importantes.

Vantagens
Esse exemplo de Minas nos faz refletir a respeito da nossa ferrovia. A deles tem quase 300 anos; a nossa pouco mais de 60. A deles viaja 25 km e a nossa quase 200 em plena flotesta amzônica.

Custos
Isso para dizer que a ferrovia precisa ser recuperada. Mas especialistas dizem que para transportar passageiros tem que ter transporte de minério, para cobrir custos operacionais. Então a mineração precisa voltar.

Guia
Neste Dia das Crianças, 50 blogueiros brasileiros lançam o maior portal de viagem com filhos em português. O viagenscomfilhos.com.br entra no ar com conteúdo sobre o mundo inteiro, e reúne roteiros, dicas, fotos e vídeos sobre mais de 50 países e 50 destinos no Brasil, voltados a viagens em família.

Estrada
Máquinas e operários do Governo do Estado iniciaram ontem uma nova frente de trabalho na obra de duplicação da Rodovia Duca Serra, que liga a capital ao município de Santana, o segundo mais populoso do Estado. Trata-se dos serviços de terraplanagem no trecho da Lagoa dos Índios, o mais emblemático.

Ruas
Já no loteamento Parque dos Buritis, na zona norte de Macapá, retomadas obras de mobilidade urbana. O serviço que contempla mais de 1,6 mil metros das vias faz parte do pacote de obras de mobilidade urbana que o governo do Estado vem executando na capital desde 2015.