Cidades

Amapaense revoluciona aprendizado da Matemática através das cores

Professor da rede estadual, Raimundo Tavares cria jogo que simplifica a assimilação da disciplina. Projeto já está sendo implantado nas escolas públicas do estado


O projeto ‘Jogos Matemáticos das Cores’ criado pelo professor Raimundo Tavares, que revoluciona o aprendizado da Matemática através da utilização de cartelas coloridas que representam números já está sendo adotado em várias escolas do Amapá. Ele explicou na manhã desta sexta-feira (13) no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9)que essa nova ferramenta conquistou a comunidade escolar porque simplifica e ao mesmo tempo estimula e incentiva a assimilação dos conteúdos da disciplina.
“Esse projeto vem tendo uma receptividade muito grande pelos alunos e vem obtendo uma enorme repercussão. É de grande valia porque busquei a possibilidade de o nosso aluno, nossa criança aprender a desenvolver todas as operações matemáticas, inclusive a potenciação através da cognição das cores, induzindo a memória a assimilar conteúdos da matemática. Cada carta tem uma cor: a vermelha representa o número 10, a azul 5, a amarela 4, a verde 3, a laranja 2 e a preta 1; o aluno se vale dessas cartas para fazer a composição numérica; em vez de ir ao quadro, ele vai à formulação através do raciocínio lógico para combinar cores e resolver a expressão e chega ao resultado de qualquer expressão numérica no máximo, já estourando, em 3 minutos”.
De acordo com Tavares o projeto foi adotado inicialmente na escola Maria do Carmo Viana dos Anjos, no bairro Novo Horizonte, onde ele leciona a disciplina, mas começa a ser difundido em outras escolas: “Depois dos resultados extraordinários que passamos a ter na escola Maria do Carmo Viana dos Santos, ou eu leciono, essa ferramenta começa a ser adotada por outras escolas, com cada escola fazendo a capacitação de 100 alunos, sendo escolhidos no mínimo cinco monitores para difundir essa ferramenta”. Os alunos estão muito estimulados, bastante motivados, o rendimento passou a melhorar numa progressão geométrica surpreendente, pois aqueles que antes tiravam só notas vermelhas passaram a tirar notas azuis. A motivação é enorme, tanto que de quatro aulas que eu ministro, hoje sou obrigado a fazer o jogo pelo menos em uma, porque eles querem jogar. Eu tenho recebido muitos pedidos; já patenteei em meu nome e o projeto está sendo disponibilizado para as escolas”.

Deixe seu comentário


Publicidade