Ulisses Laurindo

Cuca, o último degolado


É triste a sina do treinador de futebol. Quando pensa que está agradando vem movimento dos gabinetes e o torna dispensável e a rotina continua. O último a receber o bilhete azul foi Cuca, aquele mesmo que, no ano passado, levou o Palmeiras ao título do Brasil e, neste ano de 2017, depois de retornar com grande prestígio, ontem foi demitido pelo mesmo Palmeiras que não estava suportando a campanha do time no Brasileirão, quinto colocado, com 54 pontos, 14 atrás do líder Corinthians já com 89% com a mão na taça da temporada.

O caldo entornou quando o Palmeiras em seu último jogo vencia o Bahia por 2 a 0, no Pacaembu e acabou cedendo o empate em dois gols. A vida de Cuca no Palmeiras em menos de um ano não foi tão desprezível. Nos 34 jogos disputados conseguiu 16 vitórias, sete empates e 11 derrotas. Para o universo dos dirigentes palmeirenses com o gosto do título de 2016 era muito pouco e aí a solução é chamá-lo e dá logo um adeus. Na verdade, há pelos menos quatro meses houve sério entrevero entre o treinador e jogador Felipe Melo, com acusação para cada lado, transpirando que o profissional não iria mais jogar com um treinador sem categoria. Houve o abafa/abafa e tudo ficou serenado e até que no último jogo Melo voltou, mas o relacionamento já não era o mesmo. Resultado: Cuca foi demitido.

Perseguindo a velha rotina, a direção do clube do Parque Antártica já anunciou que fez convite a Mano Menezes, que deve deixar o Santos, em 2018. Por ora, nada feito e a rotina de demissão de treinador segue seu rotina, sendo, até agora, 22 deles demitidos pelos clubes do Brasileirão.

A 28ª rodada do Brasileirão será aberta hoje com dois jogos: Vasco e Botafogo, no Maracanã, `s 19 horas e São Paulo e Atlético Paranaense, no Pacaembu. Seriam duas partidas com atração à parte com evidencia da categoria dos times. Mas há um motivo à parte: Botafogo pega o Vasco que está reagindo bem no Brasileirão, o mesmo acontecendo ao time alvinegro. Agora o espetáculo maior está reservado para São Paulo e Atlético Paranaense. O time tricolor continua na zona de rebaixamento e hoje t era oportunidade de sair dela. Caso contrário, a situação está muito, feia para o time do Morumbi.