Cleber Barbosa

Hospital


Dá uma olhada na maquete eletrônica da futura unidade local do Hospital do Câncer de Barretos. O Governo do Estado já obteve da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) a autorização de doação do terreno para a construção da Unidade solicitada oficialmente pelo governador Waldez Góes em janeiro deste ano.

Escravidão
Está completando dois anos a Comissão da Verdade da Escravidão Negra do Amapá, braço da OAB-AP para levantamento histórico sobre a causa. O colegiado é presidido pelo advogado amapaense Danilo Silva que se diz satisfeito com os debates já levantados.

Dificuldade
Falando à coluna, ele diz que a Comissão que ir mais adiante, buscando a reparação dos crimes que possibilitaram a escravidão negra no país. “Difivuldade ainda é o acesso a documentos e gente para isso”, diz.

Mineração
O diretor técnico da ICOMI S.A. engenheiro Marcelo Velezquez, foi ao Conselho Municipal do Meio Ambiente (CONSEMMA) do município de Porto Grande, falar co cronograma da volta das operações.

Mobilização
O evento reuniu conselheiros, secretários municipais, vice prefeito e assessores para ouvirem o diretor da ICOMI falar aos conselheiros, secretários, o vice prefeito e demais assessores da administração local.

História
Porto Grande sempre exerceu um papel importante no auge do projeto da mineradora, como um entreposto e onde também funcionou a Fazenda Campo Verde, um polo hortifrutigranjeiro que a abastecia.

Pecuária
Se fossem humanos a gente diria que é a época da libido exarcebada (que para os racionais é o Carnaval), mas para a pecuária os meses de setembro e outubro são a chamada “estação de monta”. Uma preocupação recorrente no período é em relação à saúde das matrizes, daí a preocupação extra a criadores.

Doença
Além dos cuidados básicos com a qualidade do material genético utilizado e a nutrição adequada. Se uma vaca repete cio constantemente, nem sempre é pelo fato de não ter emprenhado. Ela pode estar sofrendo da Síndrome Reprodutiva dos Bovinos (SRB), enfermidade que causa queda na produção de bezerros.

Vacina
Muitas das doenças da SRB causam abortos e morte das reprodutoras. “Mas outras são decorrentes da absorção do embrião, gerando perdas invisíveis aos olhos do tratador”, alerta a médica-veterinária Bibiana Carneiro, da Tecnovax do Brasil, única que já importa a vacina para o país.