Cidades

Amapá e Guiana Francesa realizam Semana de Saúde na Fronteira

Evento acontece de 16 a 21 de outubro no município de Oiapoque.


O Governo do Estado do Amapá (GEA), em parceria com o governo da Guiana Francesa e a Prefeitura Municipal de Oiapoque, irá realizar de 16 a 21 de outubro a Semana de Saúde na Fronteira, evento anual que leva ações sociais e orientações de saúde para as cidades de Oiapoque e Saint-Georges, na Guiana.

Este ano, a Semana de Saúde na Fronteira terá como tema o controle da tuberculose, doenças vetoriais e HIV/AIDS. Serão ofertados atendimentos médicos, ambulatoriais, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite e dengue, além de distribuição de preservativos e material informativo nas duas cidades.

Uma ação de detecção de focos do mosquito Aedes aegypti dará orientação sobre controle, combate e prevenção da doença e alertará os moradores da Vila Brasil, comunidade de Taparabú e nas aldeias indígenas sobre a importância do combate ao mosquito responsável por transmitir o zika vírus, febre amarela, dengue e chikungunya, além de uma oficina voltada para agentes de saúde e de endemias sobre georrreferenciamento dos sistemas de saúde dos dados de Aedes, o que contribuirá para o mapeamento dos casos e áreas de maior incidência do mosquito.

Para o público jovem serão feitas oficinas em conjunto com o polo da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Organizações Não Governamentais (ONGs) sobre prevenção de saúde sexual e reprodutiva, onde serão abordados as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HIV/AIDS.

A Semana também proporciona a possibilidade de um intercâmbio entre médicos e equipes de saúde do Amapá e da Guiana Francesa, onde é feita uma troca de aprendizados e informações, o que propicia um canal de comunicação entre os profissionais.

A cooperação entre os países ainda prevê o reforço da vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental, na implementação de programas de treinamento, capacitação de recursos humanos, e a promoção da participação comunitária.

O evento faz parte do Acordo de Cooperação Técnica e Científica, firmado entre os governos brasileiro e francês, em 1996, com foco na atenção às populações da zona de fronteira.


Deixe seu comentário


Publicidade