Cidades

Marcenaria do Iapen garante oportunidade a apenados

Ressocialização e arte.


Cachorrinhos, carros de corrida, Jacaré, trenzinho e helicópteros de brinquedo feitos em madeira, tudo produzido para o Dia das Crianças. Essa é a mais nova exposição de produtos do projeto D´chance do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).

São mais de 100 peças expostas e à venda no stand do projeto, no Monumento Marco Zero do Equador. E no mês das crianças o projeto direcionou a produção para elas. Entre os brinquedos, os bonecos inspirados no jogo eletrônico Minecraft fazem o maior sucesso. Mas no portfólio de produtos há artigos de decoração como uma réplica do 14-Bis, artigos de petshop, além de utensílios como porta-chaves e um kit para caranguejo a toc-toc.

As obras são confeccionadas por internos da Marcenaria Escola Educador Jhonathan Rarife, que funciona dentro do Iapen há mais de 30 anos. O trabalho mais famoso produzido no Iapen foi o presente que o baterista Marcelo Bonfá, da banda Legião Urbana, ganhou dos fãs amapaenses. A bateria em madeira foi produzida pelo reeducando Edson Pereira da Silva, que trabalha há três anos na marcenaria do instituto. “Eu me empenhei bastante naquele trabalho e foi muito bom saber que ele gostou”, comemora o reeducando.

Para o diretor do Iapen, Lucivaldo Monteiro, esse projeto tem um enorme potencial por dar oportunidade aos reeducandos. Eles aprendem uma nova profissão e podem, como no caso do baterista da Legião Urbana, ter o trabalho divulgado e reconhecido. “Isso mostra um dos trabalhos de reintegração através da laborterapia dentro do Iapen e desmistifica a ideia de que apenas mantemos as pessoas presas”, afirma o diretor.


Deixe seu comentário


Publicidade