Cidades

MP-AP e empresas de ônibus de Macapá promovem workshop para melhoria de atendimento ao público

As denúncias foram apresentadas pelos usuários que relataram o atendimento de péssima qualidade e as condições precárias dos ônibus adaptados para receber cadeirantes.


Após denúncias feitas, em junho deste ano, referentes ao mau atendimento às pessoas com deficiência física e idosos nos meios de transportes coletivos amapaenses, o Ministério Público do Amapá (MP-AP) realizará seis workshops com funcionários das empresas de transportes públicos de Macapá para melhoria de atendimento ao público. A proposta de capacitação e reciclagem foi apresentada, no dia último dia 6 de outubro, pela Promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais (PJDC), durante reunião com empresários do setor no Complexo Cidadão, unidade do órgão ministerial localizado na zona norte da capital.
As denúncias foram apresentadas pelos usuários que relataram o atendimento de péssima qualidade e as condições precárias dos ônibus adaptados para receber cadeirantes. “Muitos cadeirantes têm problemas de saúde e não conseguem chegar a tempo nos consultórios e hospitais”, destacou Fernando Oliveira, presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Amapá (Adefap).
Entre as reclamações estão a falta de modos ou atenção ao atender os cadeirantes, não funcionamento de elevadores e, em alguns casos, falta de cuidado com o transporte, uma vez que motoristas, às vezes, saem em alta velocidade sem dar tempo para os usuários se acomodarem com segurança, o que resulta em quedas.
As empresas de transporte público de Macapá se apresentaram, por meio de seus representantes, no debate essencial para a comunidade que necessita de atendimento adequado. “Temos uma política de contratação de profissionais capacitados pelo SEST/SENAT e disponibilizamos um número para reclamação sobre o serviço. A fiscalização sobre a limpeza e funcionamento dos elevadores é rotineira e estamos em busca do credenciamento para a obtenção do ISO de qualidade”, destaca o representante da empresa AMAZONTUR, Florenal Antônio Lisboa.
O promotor de Justiça titular da PJDC, Paulo Celso Ramos, e o servidor José Villas Boas, do programa MP Comunitário, reuniram-se com reclamantes e representantes das empresas de ônibus locais, além do Sindicato de Empresas e Transporte de Passageiros do Amapá (Setap), para definição das medidas a serem tomadas para reciclagem dos funcionários citados nas denúncias e reforço na capacitação de mais funcionários para o melhor atendimento da comunidade cadeirante de Macapá.
“As empresas de transporte coletivo, por reconhecerem a necessidade de melhorar o atendimento aos usuários do sistema, especialmente idosos e deficientes, solicitaram a intervenção do MP, através da Promotoria de Defesa dos Direitos Constitucionais, para que, em parceria com o SEST/SENAT, fossem organizados esses seis workshops para os funcionários que lidam diretamente com o público”, explica o promotor de Justiça, Paulo Celso.
Ficou acordado que os trabalhos acontecerão nos prédios do Complexo Cidadão Zona Norte, na Procuradoria-Geral de Justiça, no Araxá, e também nas Promotorias de Santana, com turmas pela manhã e tarde. As empresas de transporte coletivo, através do Setap, irão organizar escalas dos participantes dos workshops, de modo que seja possibilitada a participação de todos os profissionais da área, com extensão para o ano de 2018, com novos cursos e capacitação visando à melhoria no atendimento dos usuários.
Além disso, participarão das aulas representantes da Adefap; de entidade representativa do Idoso; Coordenadoria Municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana (CAMMAU/PMM); Sindicato dos Condutores de Veículos e Trabalhadores das Empresas de Transportes Rodoviários de Passageiros do Amapá (Sincottrap); Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Setrans); Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá (CTMAC) e Setap.
Estão previstas novas reuniões para discussão e melhoramento do projeto.

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