Polícia

Operação ‘Janelas Quebradas’ reprime crimes na madrugada

Fiscalização de bares, boates, e os chamados 24 horas, além do policiamento ostensivo, fez com que não houvesse registro de ocorrências graves na madrugada.


A Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) com apoio do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) e do Batalhão Ambiental deflagrou na madrugada deste sábado (14) a quarta fase da operação ‘Janelas Quebradas’ na zona sul de Macapá. Segundo o tenente coronel Petrúcio Santana, comandante do 1º BPM e coordenador da operação, o reflexo das ações de fiscalização de bares, boates e similares pôde ser medido através do Centro Integrado em Operações da Defesa Social (Ciodes).

“Iniciamos a operação por volta de 2h para fazer valer o cumprimento de horário de estabelecimentos noturnos, principalmente, esses chamados 24 horas. Às 6h da manhã consultamos o Ciodes e não houve registro de ocorrências graves. Prova de que a teoria das ‘janelas quebradas’ realmente vem surtindo efeito positivo”, destacou o comandante.

Ainda de acordo com o tenente coronel Petrúcio Santana, o objetivo é fazer valer o cumprimento da Lei Municipal n° 027/2004 que regula o horário de funcionamento de bares, boates e similares. “Quando o secretário Ericláudio Alencar nos chamou para pactuar essa ação nós percebemos que realmente seria o caminho para frear essa ‘sangria’ das madrugadas. Temos dados estatísticos que mostram que em razão dessas atividades existe um índice preocupante de acidentes, crimes diversos como homicídios e assaltos, dentre outras questões. Durante nossas abordagens nos temos conseguido garantir o cumprimento da lei e dispersar as pessoas. Resultado: diminuímos toda ordem de crime”.

Houve a apreensão de simulacro de arma de fogo, drogas e abordagem de pessoas e veículos. O Hospital de Emergências de Macapá (HEM) também declarou que o plantão foi tranqüilo, somente com situações rotineiras, mas sem casos mais graves.

Janelas Quebradas
A teoria das janelas quebradas consiste na ideia de que se há uma janela quebrada em um edifício, logo os vândalos irão atirar pedras para quebrar as outras, gerando assim um comportamento antissocial que poderá resultar em vários outros crimes. Fazer cumprir os horários dos estabelecimentos comerciais que promovem o consumo de bebidas alcoólicas evita os excessos que implicam na probabilidade de cometimento de outras infrações e acidentes.


Deixe seu comentário


Publicidade