Cidades

Centro POP tem roda de conversa sobre política nacional para população em situação de rua

Também foi falado sobre o Decreto nº 7.053, de 23 de dezembro, que instituiu a Política Nacional para a População em Situação de Rua. 


A Prefeitura de Macapá, em parceria com o Instituto Eco Vida, promoveu a Roda de Conversa Centro POP, direcionada aos frequentadores do espaço, na terça-feira, 17, no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop). Os usuários foram esclarecidos sobre o funcionamento do equipamento, seus deveres e direitos. Também foi falado sobre o Decreto nº 7.053, de 23 de dezembro, que instituiu a Política Nacional para a População em Situação de Rua.

O Centro POP é uma unidade pública e estatal de referência em atendimento especializado à população adulta em situação de rua, de ambos os sexos, acima de 18 anos, que perderam os vínculos familiares, suas raízes, sua dignidade, que estão em alto nível de vulnerabilidade social, degradação física, moral e emocional, que, na sua grande maioria, são dependentes de álcool e outras drogas, principalmente o crack.

“Nosso equipamento faz o acolhimento e convencimento levando as políticas públicas desenvolvidas pelo Município. Nosso trabalho é fazer a triagem, a sensibilização e o acompanhamento dessa população”, explicou o assessor especial da Semast, Richard Madureira.

Atualmente, existem 75 moradores referenciados que frequentam o espaço em dias alternados das atividades, que são higiene, oficina, capacitação, oração, emissão de documentos, Cadastro Único, Passe Livre Interestadual e Intermunicipal, e Benefício de Prestação Continuada: serviços na área da saúde”, enfatizou a assistente social do Centro POP, Maria Martins.

“Desde a existência do Centro, tivemos outra forma de nos enxergar na rua. Agora, temos uma referência, um vínculo. No Centro não tem preconceito, somos respeitados e tratados com carinho e dignidade”, disse o morador em situação de rua Élcio Ribeiro.

O Centro POP funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e fica na Avenida Aurino Borges de Oliveira, nº 388, na mesma via do prédio onde funciona o Diário Oficial. Participaram do evento a presidente do Instituto Eco Vida , Aldenora González.


Deixe seu comentário


Publicidade