Cidades

HE registra redução de 53,8% em atendimentos de traumas durante o feriado prolongado

Direção atribui os números a Operação Sossego


Durante o feriado prolongado, o Hospital de Emergência (HE) registrou uma queda significativa nas entradas de traumas ocasionados por acidentes de trânsito. De acordo com os números estatísticos da unidade, do dia 12 ao dia 15 foram feitos 321 atendimentos de trauma, enquanto que na semana anterior, de 5 a 8, foram 694 casos, o que representa uma diminuição de 53,8%.

A direção da unidade relaciona a queda com a realização da Operação Sossego, feita durante o feriado, pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e Batalhão ambiental, cujo objetivo foi fiscalizar infrações de trânsito em toda a cidade de Macapá, principalmente durante o fim de semana.

“A nossa principal demanda de trauma é ocasionada por acidentes de trânsito e envolve, principalmente, os motociclistas. Com a intensificação da fiscalização desses batalhões, percebemos essa queda considerável, o que para nós é muito bem vinda, uma vez que trauma também é uma das maiores demandas que o hospital recebe”, explicou o diretor Waldir Bitencurt.

O diretor destacou ainda que é importante o próprio cidadão se conscientizar dos riscos no trânsito, principalmente em combinar bebida alcoólica e direção, que é a maior causa dos acidentes e gera uma série de consequências, não apenas para a saúde da pessoa que fica com incapacidade física, mas também traz prejuízos ao Sistema Único de Saúde (SUS), a onerosidade e uma grande ocupação de leitos.

Operação
A operação contou com a participação de 17 policiais militares e também trouxe como resultado a não incidência de acidentes de trânsito com vítima fatal. Com o lema “Trânsito seguro, dever e responsabilidade de todos!”, foram realizadas 29 autuações em dois pontos estratégicos de Macapá.


Deixe seu comentário


Publicidade