Cidades

No Dia do Médico, Cláudio Leão enaltece avanços da medicina no Amapá

Profissional destaca que, apesar das novas tecnologias, métodos antigos e a humanização da atividade são essenciais para o diagnóstico e cura de enfermidades


Em entrevista concedida na manhã desta quarta-feira (18) ao programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) o médico Cláudio Leão afirmou que, apesar dos grandes avanços tecnológicos, os métodos antigos e a humanização da atividade são essenciais para o diagnóstico e cura de enfermidades. Segundo ele, o Amapá tem conseguido muitos avanços, entre os quais as vídeo cirurgias, que já são feitas no Hospital São Camilo.
“A robótica e a vídeocirurgia são realidades nos grandes centros; aqui no Amapá a vídeocirurgia já é realidade no Hospital São Camilo, onde 60 por cento, 70 por cento das cirurgias gerais que ocorrem lá são através de vídeocirurgia, o que é tendência mundial; nos Estados Unidos, por exemplo, 90% das cirurgias de urologia são feitas através da robótica; essa evolução obrigo os profissionais a buscarem especialização e leva as faculdades de medicina a se adaptarem essa nova realidade. O Amapá segue esse tendência, vem evoluindo bastante, tanto que o curso de medica da Unifap é um dos melhores do país de acordo com avaliação do MEC (Ministério da Educação”, opinou.
Perguntado se o trabalho diário torna o médico insensível aos sofrimentos dos pacientes, Cláudio Leão garantiu que não: “Com certeza não, porque medico é um ser humano normal, possui sentimentos, mas tem as mesmas dificuldades que quaisquer outros profissionais; o que acontece é que existe o estresse natural da medicina, também acontece em outras profissões. Hoje em dia o médico tem sido muito acometido de doença psicológica decorrente do estresse, obrigando-o a buscar acompanhamento médico”.
Na opinião de Cláudio Leão os métodos antigos continuam sendo usados e são essenciais para o diagnóstico e o tratamento: “Mesmo com toda essa evolução tecnológica os métodos e equipamentos antigos são essenciais para o diagnóstico e tratamento de enfermidade. O Raio-X simples, por exemplo, é cada vez mais usado nos dias de hoje, assim como o estetoscópio, a verificação da pressão arterial; mesmo tendo exames de alta resolução os exames clínicos são de suma importância; eu diria que é muito mais importante fazer a consulta do que simplesmente ver o resultado do exame, que é complementar como diagnóstico; é vital o paciente conversar com o médico, ser examinado por ele para só depois ver o exame”.

Deixe seu comentário


Publicidade