Geral

Carlos Lacerda procurou João Goulart no exílio, pedindo ajuda contra militares

Livro de filho de ex Presidente do Brasil revela episódios não contados pela história oficial.


No livro que lança hoje, às 19h, na Livraria Leitura, no Garden Shopping, João Vicente Goulart, filho do ex presidente do Brasil, João Goulart, o Jango, revela que tem profundas convicções de que o pai dele foi sabotado com medicamentos, o que lhe provocou a morte como vítima de ataque fulminante do coração aos 47 anos de idade na sua fazenda em Mercedes, fronteira entre o Brasil e o Uruguai.

A revelação foi foi feita na manhã desta quinta-feira, 26, no programa LuizMeloEntrevista (Rádio Diário FM 90,9), pelo assessor especial do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Charles Chelala, que coordena o lançamento da obra.

Chelala disse que já leu o livro “Jango e eu: Memórias de um exílio sem volta”. Nele, o filho do ex Presidente aborda a possível sabotagem. “O João Vicente acha e defende que o pai dele foi sabotado, embora sem provas, mas com profundas convicções”, ilustra o assessor especial do senador Randolfe que, por sua vez, promove a sessão de autógrafos junto com a Fundação Cláudio Campos.

Charles Chelala também cita como passagem interessante no livro uma visita que o jornalista e político Carlos Lacerda fez a João Goulart, no exílio no Uruguai, mesmo sendo ele um dos principais artífices do apeamento de Jango do poder.
Primeiramente, o opositor encontrou num elevador com dona Maria Tereza, a esposa de Goulart, perguntando-lhe se ela era a pessoa que ele estava pensando. A mulher respondeu que era, sim, Maria Tereza, e perguntou: O que o senhor quer na minha casa.

Conforme a descrição de Chelala, Lacerda procurou Jango para pedir-lhe apoio contra o regime militar que se instalara no Brasil, achando que a ditadura queria não apenas normalizar o país, mas se perpetuar no poder, daí, no seu ponto de vista, organizar a volta da democracia. Dona Tereza, por sua vez, ficou ainda mais chateada porque o marido mandara que ela fizesse comida “para aquele crápula”.

Jango e eu: Memórias de um exílio sem volta está entre os dez títulos indicados para o Prêmio Jabuti de Ouro do corrente ano. O autor João Vicente Goulart é dirigente nacional do Partido Pátria Livre (PPL).
Como deu pra perceber na entrevista de Charles Chelala, o livro conta muito do que não está nos registros históricos, recuperando memórias de um período turbulento da vida do autor João Vicente.


Deixe seu comentário


Publicidade