Heraldo Almeida

Prêmio Carimbó Nosso Patrimônio


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) divulga o resultado final do Prêmio Carimbó Nosso Patrimônio. Vinte e cinco ações de salvaguarda do Carimbó, registrado como Patrimônio Cultural em 2014, foram contempladas. O prêmio tem o objetivo de valorizar a atuação exemplar de mestres, mestras e grupos que contribuem para a transmissão e a continuidade dessa tradição paraense.

Sobre o Prêmio
Serão concedidos 25 prêmios, no valor de R$ 5.160,00 para cada premiado, sendo dez para mestres e mestras em atividade; cinco destinados aos herdeiros diretos de cinco mestres ou mestras já falecidos (in memoriam); e dez destinados a grupos de Carimbó. As inscrições se encerraram no dia 21 de agosto de 2017, de acordo com os termos do Edital.

O movimento carimbozeiro comemorou a ação. “É muito bom que gente esteja conseguindo editais para dar suporte ao movimento, e é muito importante que a gente participe e caso seja beneficiado podemos investir em nosso grupo, a premiação é muito boa e é um passo a mais do movimento através deste edital”, afirma Haroldo Fonseca, presidente da Associação da Cultura Popular de Carimbó de Salinas.

O Prêmio Carimbó Nosso Patrimônio reconhece as trajetórias de vida de pessoas que tenham contribuído de maneira fundamental para a transmissão e continuidade do Carimbó, bem como grupos cuja atuação contribua de forma exemplar para a valorização, difusão e transmissão do bem cultural às novas gerações. O edital foi definido como uma das ações prioritárias pelo Comitê Gestor da Salvaguarda do Carimbó.

O edital é uma ação emergencial para a salvaguarda do carimbó, uma das principais reivindicações do movimento carimbozeiro organizado, definida no I e no II Congresso do Carimbó, realizados em junho de 2015 e maio de 2017, respectivamente. A proposta é garantir o atendimento das necessidades mais urgentes dos grupos e mestres tradicionais, proporcionando o acesso a recursos públicos para ações de preservação, proteção, valorização, transmissão e difusão desse patrimônio cultural.

Campeã
A música “No Marabaixo é Assim”, foi a vencedora da 2ª edição do festival Cantando Marabaixo, que aconteceu no final de semana, na quadra da escola de samba Maracatu da Favela.
Com interpretação de Jéssica e autoria dos jovens Wendel Uchôa e Marcus Paes.

De volta
Cantora amapaense Carol Carvalho está de volta aos palcos, em grande estilo, cantando as belas canções do mestre Cartola. O show “O Mundo é Um Moinho”, está agendado para o dia 9 de dezembro, no Bar Vitruviano, na av: Machado de Assis entre as ruas Leopoldo Machado e Hamilton Silva (atrás da Assembleia Legislativa), às 22h. Informações: 99144-0192 e 98140-4980.

Showzaço
Pela primeira vez em Macapá, Ney Matogrosso, tem agenda de show marcada para o dia 10 de dezembro, no Ceta Ecotel, 20h.
Nova temporada com o show “Atento aos Sinais. Boa pedida.

Cantando Djavan
Músico, produtor e compositor, Alan Gomes, vai homenagear Djavan em show imperdível. Participação especial da cantora, Brenda Melo.
Dia 14 de novembro, no bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, às 22h. Informações: 98113-6730 e 99149-7247. Recomendo.

Lançamento
Cantora Lia Sophia lança seu novo disco, “Não Me Provoca”, dia 25 de novembro, no Sesc Pompeia (SP).

Dividindo
A capa do CD (grupo especial) da Liesa (RJ) vem com fotos das duas escolas campeãs 2017, Portela e Mocidade, dividindo o espaço.
Em todas as lojas do país, na segunda quinzena de novembro. Lá, o espetáculo está acima de tudo.

Enredo
Diretoria de Pìratas da Batucada anunciou que o enredo sobre Patrícia Bastos ficou para 2019.
O festival para escolher o samba de enredo está agendado para 15 de novembro deste ano.

Agenda
Cantor e compositor, Paulinho Bastos, tem show agendado, dia 10 de novembro, no Teatro das Bacabeiras, às 20h30.
Convidados: Adelson Preto, Oneide Bastos, Deize Pinheiro, Maria Ely e Sabrina Zahara.