Heraldo Almeida

Ela, a Obra e o Olhar


Pode ser que, entre a razão e a sensibilidade, toda obra de arte se encerra em si. Porém, é natural que, diante de um objeto artístico, nos sintamos obrigados a estabelecer parâmetros entre estilos, formas, composições, cores, expressividade etc; mas nada pode ser tão natural do que refinar a percepção formulando explicações entre essa ou aquela criação, mesmo que isso venha a se configurar, de maneira abstrata, o passo a passo da obra e assim elaborar uma história geográfica ou hierárquica entre o contemplador a obra e a figura romântica do artista.

Essa pode ser uma experiência autêntica e particularmente fruis pela qual podemos passar quando estamos, oportunamente, diante das criações do artista Ralfe Braga que, generosamente, permite e ainda nos instiga para um diálogo franco entre ele, a sua obra e o olhar. Impossível não ceder ao flerte e à clareza consciente de que fazemos parte dessa tríade alquímica que nos leva a pensar que, também e pretensiosamente, estaremos chancelando uma sensível parceria, contribuindo, assim, para potencialização da assinatura do artista.

Aberto a este intercâmbio, Ralfe Braga se apresenta esse projeto Ela, a Obra e o Olhar. Um sopro de poesia, delicadeza, cores em tons pastéis, linhas e curvas sinuosas e, por que não, maliciosas. Está aí uma grande oportunidade para perguntas e, certamente, as respostas; da construção de argumentos, de comprovar e reafirmar pontos de afinidades para, com isso e gentilmente, deixar nos seduzir pela sensorial troca de olhares entre nós e elas, na sua forma temática, impressas em técnica fineart deste artista singular. (Ralfe Braga).

Agenda
Sábado, 11, tem show do cantor Nivito Guedes, na Praça de Alimentaão do Shopping Villa Nova, às 19h30.

É hoje
Show “Entre o Azul”, do cantor e compositor, Paulinho Bastos, nesta sexta (10), no Teatro das Bacabeiras, às 20h30.
Convidados: Adelson Preto, Oneide Bastos, Deize Pinheiro, Maria Ely e Sabrina Zahara.

Poesia
O Projeto Maré Literária está acontecendo no Sesc Centro (esquina da rua Tiradentes com a rua Mendonça Júnior), até sábado (11).
Exposição Biomas Poéticos, coletivo Cenopoesia. Entrada franca.

Encontro das Artes
Nesta sexta, 10, na Galeria de Arte Samaúma (Araxá), irá acontecer a 3ª edição do projeto Encontro das Artes, a partir das 16h, com transmissão ao vivo do programa “O Canto da Amazônia” (Diário FM 90,9).
É a integração de todas as artes celebrando a união dos artistas e segmentos. O convite é geral.

Jazz
A 9ª edição do Amapá Jazz Festival está agendada para acontecer nos dias 14, 15 e 16 de dezembro. Local a definir.
Esse belo projeto é realizado pelo amigo Finéias Nelluty (músico, cantor compositor e produtor). É o maior festival de música instrumental da Amazônia.

Sescanta
Sesc Amapá divulgou as dez músicas classificadas para a 14ª edição da mostra Sescanta Amapá:
No Princípio Era do Verbo (Ademir Pedrosa e Dilean Monper);  Recomeço (Alan Gomes); Quintal (Augusto Oliveira e Cássio Pontes); Dançando Com Oxum (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes); Voa (Eunice Vaz e Sandoval Júnior); Passa, Tchonga (João Amorim); Águas de Bem Querer (Osmar Júnior); Oferenda (Sabrina Ferreira); O Vento (Wellen Andreza); Criação (Willian Cardoso). O evento irá acontecer dia 7 de dezembro, no Sesc.

Cantando Djavan
Músico, produtor e compositor, Alan Gomes, vai homenagear Djavan em show imperdível. Participação especial da cantora, Brenda Melo.
Dia 14 de novembro, no bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, às 22h. Informações: 98113-6730 e 99149-7247. Recomendo.