Douglas Lima

Pioneirismo

Um pioneiro da exploração de ouro no Amapá, Chico Nogueira, entre outras tarefas em defesa do setor, empenha-se na luta pela regularização das atividades dos garimpeiros, como um dos líderes do movimento, já que é presidente da Cooperativa Extrativista Mineral do Estado do Amapá, entidade com a sigla Cooemap. Chico entende que as autoridades têm […]


Um pioneiro da exploração de ouro no Amapá, Chico Nogueira, entre outras tarefas em defesa do setor, empenha-se na luta pela regularização das atividades dos garimpeiros, como um dos líderes do movimento, já que é presidente da Cooperativa Extrativista Mineral do Estado do Amapá, entidade com a sigla Cooemap.

Chico entende que as autoridades têm que se conscientizar que os garimpeiros precisam ser ajudados, principalmente no que diz respeito aos licenciamentos ambientais, uma vez que eles podem ajudar o estado a sair da crise com pagamento de impostos e gastando no próprio Amapá o que arrecadam com as extrações minerais que fazem.

Chico Nogueira denuncia que apesar da contribuição que dão para a economia, os pequenos garimpeiros são discriminados e olhados como bandidos pelos órgãos de regulamentação de exploração de minérios que, paradoxalmente, têm a obrigação de priorizar o trabalho e facililitar o acesso à legalidade.

 

Solidariedade

O Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior (IMMES) tem se destacado não só pela boa educação acadêmica que oferece no estado do Amapá, com repercussão mundo afora, mas também pelas ações sociais que realiza, todas gratuitamente. É o que vai acontecer, por exemplo, neste sábado, 11, na praça ‘Floriano Peixoto’. Naquele belo logradouro, das 9h às 15h, o estabelecimento de ensino superior, por meio da Coordenação do Curso de Farmácia e apoio dos cursos de Fisioterapia e Nutrição, realizará a I Feira de Saúde Preventiva IMMES, contando com a presença do provedor da instituição, Promotor Moisés, que pelo muito que ama a educação também é o titular da Pasta do setor, em Macapá. I Feira de Saúde Preventiva IMMES oferecerá teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, determinação do IMC e orientação quanto à saúde do idoso, mulher e homem, coleta de medicamentos vencidos e vigentes, exercício para gestantes, treino funcional, auriculoterapia, exercício para a terceira idade, avaliação postural, quiropraxia, avaliação e orientação nutricional. O evento é aberto para o público em geral.

 

Sinais e sentimentos
Conheço um jovem que costuma pedir sinais a Deus. Isso não é necessariamente condenável, mas suas orações tendem a buscar confirmação das suas sensações. Ele ora: “Deus, se queres que eu faça X, então por favor faça Y e eu saberei que é Tua vontade”.

Devido ao modo como ora e como pensa que Deus está respondendo, ele sente que deve voltar à sua ex namorada. Não surpreende que ela possa sentir fortemente que Deus não quer isso.

Os líderes religiosos do tempo de Jesus exigiram dele um sinal para validar as Suas alegações (Mateus 16:1). Eles não estavam buscando a direção de Deus, e sim desafiando a Sua autoridade divina. Jesus respondeu: “Uma geração má e adúltera pede um sinal…” (v.4). Sua reação não foi uma declaração genérica para impedir as pessoas de buscarem a direção de Deus: Ele as estava acusando de ignorar as claras profecias das Escrituras que indicavam que Ele era o Messias.

Deus quer que busquemos a Sua direção em oração (Tiago 1:5). Ele também nos dá a direção do Espírito (João 14:26) e a Sua Palavra (Salmo 119:105). O Senhor nos dá mentores e líderes sábios. E deu-nos também o exemplo do próprio Jesus.

É sábio pedir a Deus por uma direção clara, mas nem sempre ela virá da maneira como esperamos ou desejamos. Talvez o objetivo maior da oração seja aprendermos mais sobre a natureza de Deus e desenvolvermos um relacionamento com o nosso Pai. — Tim Gustafson


Deixe seu comentário


Publicidade