Ziulana Melo

Social


Gincana- A I Gincana Ecológica realizada pelo Governo do Amapá com escolas estaduais de Laranjal do Jari e Vitória do Jari chega a sua fase final neste sábado, 11.
O evento é coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e acontece na Escola Mineko Hayashida, em Laranjal do Jari, a partir das 9h.
Além da escola Mineko Hayashida, participam também da competição educativa as escolas estaduais Professora Vanda Maria de Souza Cabête, Profesora Sônia Henriques Barreto, ambas de Laranjal do Jari, e a Escola Estadual Munguba do Jari, do município de Vitória do Jari.
A Gincana Ecológica foi lançada em agosto com objetivo de promover o estudo das questões ambientais e a preservação do equilíbrio ambiental para a qualidade de vida e para a compreensão das relações entre o homem e o meio em que vive.

 


Flash.
Servidoras do Departamento de Orçamento e Finanças e da Assessoria de Controle Interno do Tjap, quando marcavam presença no curso de Execução Orçamentária, Financeira e Contábil de Forma Integrada na Administração Pública, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

 

  
Destaque.
O procurador-geral do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Márcio Augusto Alves, recebeu nesta sexta-feira (10), do presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (Aleap), deputado estadual Kaká Barbosa, o título de Cidadão Amapaense.
A honraria, concedida no Gabinete da Presidência da Casa de Leis, foi um reconhecimento aos seus trabalhos no MP-AP em prol da sociedade amapaense.
Márcio Augusto Alves tem 56 anos, é paraense de Belém (PA) e reside no Amapá, desde 1991, ano que ingressou no MP-AP por meio do 1º concurso público para compor o quadro efetivo da instituição.

 


Close.
Cantor Jorge Vercilo se apresenta em Macapá, no dia 15 de dezembro, na Choperia da Lagoa.
Vem para fechar uma noite de homenagens a personalidades do Estado.

 


Flash.
Sociólogo Fernando Canto recebeu do deputado estadual Pedro DaLua, na noite desta sexta, 10, em solenidade na Assembleia Legislativa, o título de Cidadão Amapaense.
O escritor já tinha sido homenageado pelo parlamentar em setembro deste ano por ocasião da conclusão do doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e a conquista da presidência da Universidade do Samba Boêmios do Laguinho, uma das mais tradicionais agremiações carnavalescas do Estado.
A comenda de Fernando Canto foi aprovada e promulgada em 2007 mas nunca entregue a ele. DaLua considerou uma grande injustiça pois apesar de ser natural de Óbidos, no Pará, Canto é um dos principais expoentes da Literatura Amapaense.

 


Clic.
Em close, o belo e apaixonado casal Reinaldo e Natália, na noite do seu noivado. Felicidades!

 

Reunião.
Nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, o Ministério Público do Amapá sediará a 35ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público (CNOMP).
O procurador de Justiça Jayme Ferreira, Ouvidor do MP-AP, fará a recepção aos conselheiros, assessores e convidados para os dois dias de trabalho que serão realizados na Procuradoria-Geral de Justiça – Promotor Haroldo Franco.

Intercâmbio.
O Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI), de iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), selecionou cinco professores no Amapá para passarem seis semanas em uma universidade nos Estados Unidos. Os docentes participarão de atividades acadêmicas e culturais com todas as despesas pagas. A viagem está prevista para janeiro de 2018.

Jogos Escolares.
Aproximadamente 130 jovens atletas do Amapá entre os 15 e 17 anos já estão de malas prontas para Brasília para a segunda etapa dos Jogos Escolares da Juventude, competição organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) que acontece entre os dias 16 e 25 de novembro na capital do país.
O evento levará esporte e cidadania para 3.990 estudantes de 1.357 escolas públicas e particulares de todo o Brasil.
Essa edição contará ainda com seis atletas do Japão, convidados pelo COB, que participarão das provas de atletismo e natação.

Sucesso.
Com o tema ‘Sabores com uma Pitada de Cultura’, o 1ª Festival Degust Amapá é considerado um sucesso de público e de faturamento.
No total, 8 mil pessoas visitaram o local e degustaram os pratos consolidados e inéditos. O faturamento alcançou o valor de R$ 53.530 mil reais, distribuídos entre as 13 empresas participantes.
Os três dias de realização do Festival Gastronômico Degust Amapá, contou com atrações musicais que tornaram o ambiente mais agradável e propiciou para que as degustações acontecessem de forma prazerosa aos participantes.