Cidades

Semsa intensifica ações de detecção e prevenção ao diabetes

Além dos exames, profissionais médicos, enfermeiros e nutricionistas ministram palestras sobre a doença e tiram dúvidas dos pacientes.


Com foco na prevenção e controle da diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou nesta segunda-feira, 13, na UBS Álvaro Correa, atividades de prevenção e diagnóstico da doença. Durante uma semana, todas as UBS’s do município intensificam a realização de exames de glicemia, bem como a orientação e prática de atividades físicas. A programação é alusiva ao Dia Mundial do Diabetes, que traz como principais bandeiras a importância da conscientização sobre a doença e suas consequências em médio e longo prazo.

Além dos exames, profissionais médicos, enfermeiros e nutricionistas ministram palestras sobre a doença e tiram dúvidas dos pacientes. O diabetes é mais frequente nas mulheres (7,8%) que nos homens (6,9%) e se torna mais comum com o avanço da idade. Macapá apresenta o menor percentual de população adulta com diagnóstico de diabetes. Os pacientes que apresentarem alteração serão cadastrados no programa de controle de doenças crônicas para fazer o acompanhamento e tratamento da doença.

“A programação faz um alerta sobre o risco silencioso da doença, onde metade das pessoas atingidas não sabe que a possui. Por isso, independente da campanha, temos cinco UBS’s que possuem laboratório e fazem o exame que detecta a doença. É importante a população procurar uma unidade. Quando a doença é descoberta cedo, as pessoas podem levar uma vida normal, mas, sem tratamento, as complicações são gravíssimas, como cegueira, amputação e até a morte”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Combate ao Diabetes, Tatiana Vidal.

Os homens na faixa etária de rastreamento que participaram da atividade também puderam fazer exames de PSA, para detecção de alterações na próstata. Caso do aposentado Sebastião Campos, 72 anos. “É bom aproveitar a oportunidade e fazer os exames, não tenho diabetes, mas, mesmo assim, faço o controle para garantir, já que com a idade as doenças aparecem de repente”, diz.

A programação acontecerá até 17 de novembro. A próxima unidade a receber as atividades será a Hilda Iléia, no Curiaú; no dia 16 acontecerá na UBS São Pedro. Mesmo com o fim da campanha, usuários podem solicitar a realização do exame de glicemia nas UBS’S Marcelo Cândia, Perpétuo Socorro, Rubim Aronovitch, Pedro Barros e Marabaixo. É importante que o exame seja feito antes da primeira refeição do dia.

Diabetes
É uma doença crônica metabólica caracterizada pelo aumento da glicose no sangue. O distúrbio acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir a insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo. A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar as células, para ser utilizado como fonte de energia.


Deixe seu comentário


Publicidade