Ziulana Melo

Social


Foro – A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, marcou para o próximo dia 23 de novembro a retomada do julgamento que poderá restringir o foro privilegiado de políticos.
O julgamento começou em junho. Na ocasião, quatro dos 11 ministros votaram por limitar o direito para que parlamentares e ministros possam ser investigados e processados na Corte somente em casos ligados ao cargo.
Atualmente, qualquer ocupante de cargo de ministro no governo ou mandato parlamentar só pode ser investigado ou processado criminalmente no STF, por atos que tenha praticado em qualquer tempo, mesmo se não relacionados ao cargo.

 


Flash.
Parabéns especial a Sandro Lincoln, que comemora seu aniversário com sua linda família, a esposa Tamara e filhos Alessandro, Hector e Helena Lincoln. Felicidades!

 


Destaque.
Personal Neto Arona recebendo título de cidadão amapaense das mãos da deputada estadual Luciana Gurgel, durante disputada solenidade ocorrida na última sexta, 10, no plenário da Assembleia Legislativa do Amapá.

 


Close.
Linda e encantadora debutante, Mércia Manuelle em sua festa de 15 anos, ocorrida no último fim de semana. Parabéns!

 

     
Flash.
A convite do presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, deputado Kaká Barbosa (Avante), a Banda de Música do 34º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), sob a regência do capitão de exército Pacifico, foi uma atração à parte ao entoar o Hino Nacional na abertura da sessão solene que homenageou distintas personalidades com a entrega do Título de Cidadão Amapaense, entre elas o comandante da unidade militar no estado, coronel de exército Robson Monteiro Mattos, que recebeu o título das mãos do deputado estadual Paulo Lemos (Psol).

 


Clic.
Parabéns especial desta colunista ao garotão Kauê Lopes, que festeja seus 11 aninhos de idade. Ele é filho de Joel e Marciléia Lopes. Felicidades!

 

Gincana.
A Escola Estadual Munguba do Jari, do município de Vitória do Jari, é campeã da I Gincana Ecológica promovida pelo governo do estado do Amapá. O evento envolveu diversas atividades desenvolvidas durante três meses, coordenadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e culminou no último sábado, 11, em Laranjal do Jari. A gincana envolveu alunos e professores das quatro escolas participantes.

Seminário.
Para debater temas relacionados à promoção da saúde da pessoa idosa, e contribuir para a construção de uma política pública eficiente e consistente, o governo do Amapá promove nesta terça-feira, 14, o Seminário Estadual Saúde do Idoso, das 8h às 12h, no auditório do Sesi. O evento é voltado aos profissionais de saúde estadual e municipal e tem a finalidade de dar subsídios que facilitem a prática diária dos que atuam principalmente na Atenção Básica, principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde.

Em Brasília.
O feriado da Proclamação da República, nesta quarta-feira, 15, reduzirá o ritmo de trabalho em Brasília nesta semana.
No Congresso Nacional, praticamente todas as atividades estarão paralisadas.
No plenário da Câmara, onde geralmente há sessões entre terça e quinta, foram marcadas somente sessões de debates, nas quais não há votações, somente discursos de deputados. Nesses casos, os parlamentares não têm desconto no salário se faltarem.
Já no Senado, foi marcada somente uma sessão, para esta terça (14), na qual deverão ser votados projetos menos polêmicos.

Decisão.
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) decidiu que um casal homossexual que manteve um relacionamento por dez anos, mas também se relacionou com outros parceiros com consentimento, formaram uma união estável e, por isso, devem dividir os bens.
A decisão abre um precedente jurídico por ter o entendimento de que não é preciso fidelidade para que uma união homoafetiva seja considerada estável.