Cidades

Exame Encceja será realizado no próximo domingo, 19

No Amapá, 41.169 pessoas deverão realizar o exame para obter certificação no Ensino Fundamental ou Médio. Provas serão realizadas pela manhã e tarde.


O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017, conhecido como exame de massa, será realizado no próximo domingo, 19 de novembro. No Amapá, 41.169 pessoas deverão realizar o exame pela manhã e tarde. Os candidatos devem consultar o local da prova e demais informações no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A aplicação do exame para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja Nacional PPL) será realizado nos dias 19 e 20 de dezembro. A mudança na data de aplicação da prova, antes prevista para os dias 21 e 22 de novembro, foi publicada pelo Inep no Diário Oficial da União na última sexta-feira, 10.

Do total de inscritos no Amapá, 21.990 foram inscritos para obter certificação no Ensino Fundamental e 19.179 para o Ensino Médio. As provas serão realizadas em 70 escolas nos municípios em Macapá, Laranjal do Jari e Oiapoque. No Amapá, a abertura dos portões pela manhã será às 7h, início das provas às 8h e o término às 12h. Pela tarde, a abertura dos portões será às 13h30, o início das provas às 14h30 e o término às 19h30 (horário local).

O Encceja é uma prova destinada a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de se formar na idade ideal, nos Ensinos Fundamental e Médio.  Com a certificação, a pessoa comprova sua capacidade escolar e poderá buscar uma formação em nível superior ou técnico, ou mesmo para a prestação de concursos.

Para obter a certificação de Ensino Fundamental é exigido que o candidato tenha completado 15 anos de idade até o dia da realização do Encceja. Já quem busca o diploma de certificação do Ensino Médio, precisa ter no mínimo 18 anos completos no dia da prova.  Isso significa que uma pessoa com mais de 18 anos pode fazer o Encceja para certificar o Ensino Médio mesmo que não tenha a certificação do Ensino Fundamental.

A prova
A prova possui 30 questões objetivas para cada área do conhecimento, além da redação. Cada questão apresenta quatro alternativas. A diferença entre as provas para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio encontra-se na divisão das áreas do conhecimento e nos conteúdos abordados, devido ao grau de exigência de cada nível.

Para o Ensino Fundamental serão cobrados conhecimentos em: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação, Matemática, História, e Geografia e Ciências Naturais. Para o Ensino Médio, as seguintes: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para obter a certificação, o participante deve alcançar uma pontuação mínima nas provas objetivas e na redação. Para alcançar a proficiência, exige-se que o estudante alcance 100 pontos de 200 em cada disciplina, ou seja, um aproveitamento de 50%. Da mesma forma, a Redação também precisa de um aproveitamento de pelo menos 50%.

Quem não atingir a pontuação mínima exigida poderá fazer novamente o exame e tentar novamente a certificação. Além disso, é possível solicitar o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas do conhecimento em que o aluno tenha sido aprovado em edições anteriores do exame.


Deixe seu comentário


Publicidade